Na manhã desse domingo, 22 de novembro de 2020, em que a Igreja celebrou a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, aconteceu na Comunidade Eclesial de Base "Santo Agostinho", no Bairro Vila Rica, a Celebração Eucarística, presidida pelo pároco Frei Silvestre Brunoro, O.A.R., na qual 14 (catorze) adultos receberem o Sacramento do Crisma.
O presente blog é o canal de notícias oficial da Paróquia Nossa Senhora da Consolação - Ordem dos Agostinianos Recoletos
segunda-feira, 23 de novembro de 2020
CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DO CRISMA NA COMUNIDADE SANTO AGOSTINHO - VILA RICA
NOTA DE FALECIMENTO DE FREI JOÃO CONSTANTINO JUNQUEIRA NETTO, O.A.R.
Comunicamos com pesar o falecimento de Frei João Constantino Junqueira Netto, O.A.R., ocorrido neste domingo (Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo), dia 22 de novembro de 2020, nesta manhã, na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
NOTÍCIA SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DE FREI JOÃO CONSTANTINO JUNQUEIRA NETTO, O.A.R.
Frei João Constantino continua internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. A situação da saúde é grave e inspira cuidados. Do dia de ontem (19/11) para hoje o quadro clínico piorou bastante, a parte respiratória se mantém estável, entretanto, os rins pararam de funcionar e a parte hemodinâmica está instável.
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
PAPA FRANCISCO NOMEIA BISPO PARA DIOCESE DE ARAÇUAÍ (MG)
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de novembro, a decisão do Papa Francisco em nomear o atual bispo auxiliar de São Luís, Maranhão, dom Esmeraldo Barreto de Farias, como bispo diocesano de Araçuaí, em Minas Gerais.
Novo bispo de Araçuaí
Dom Esmeraldo é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Nasceu em 4 de julho de 1949. Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.
Foi ordenado presbítero no dia 9 de janeiro de 1977, na diocese de Amargosa. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000, para a diocese de Paulo Afonso (BA) onde permaneceu até 2007.
De 2007 a 2011 foi bispo de Santarém (PA). E nesse mesmo quadriênio (2007-2011) foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 30 de novembro de 2011, foi nomeado arcebispo de Porto Velho (RO). Em 18 de março de 2015, foi nomeado bispo titular de Summula e auxiliar da arquidiocese de São Luís do Maranhão. No mesmo ano, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2019.
Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).
Fonte: Site da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
NOTÍCIA SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DE FREI JOÃO CONSTANTINO JUNQUEIRA NETTO, O.A.R.
Frei João Constantino continua internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. Conforme relato do médico que o acompanha, na madrugada deste dia (12/11), o estado clínico do Frei João teve uma piora, com indisposição respiratória sendo necessário o procedimento de entubar e sedação, com ventilação mecânica, após esse procedimento encontra-se estável.
Sem previsão de alta da UTI.
Continuemos nossa oração por ele.
Cachoeiro de Itapemirim, 12 de novembro de 2020.
Frei Silvestre Brunoro, O.A.R.
Pároco
DOE ARROZ, FEIJÃO E ÓLEO!
No próximo domingo, dia 15/11, celebramos o Dia Mundial dos Pobres, instituído por Papa Francisco. Sejamos solidários e vamos ajudar nesta campanha de arrecadação de alimentos.
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
PAPA ACEITA A RENÚNCIA DE DOM FERNANDO MASON E NOMEIA NOVO BISPO DE PIRACICABA (SP)
Foi divulgada nesta quarta-feira, 11 de novembro, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia, por motivo de idade, apresentado pelo bispo de Piracicaba (SP), dom Fernando Mason. A Santa Sé também informou a nomeação de dom Devair Araújo da Fonseca, até então, bispo auxiliar de São Paulo (SP), como novo bispo da diocese paulista.
Dom Fernando Mason
Nascido em 21 de janeiro de 1945, em Loreggia, na Itália, dom Fernando é religioso da Ordem dos Frades Menores Conventuais, tendo feito a profissão solene em 4 de outubro de 1966. Sua ordenação sacerdotal foi em 3 de abril de 1971. As duas celebrações ocorreram na Basílica onde Santo Antônio está sepultado, em Pádua. No ano seguinte, embarcou no porto de Gênova com destino ao Brasil, onde atuou em São Paulo e no Paraná, desempenhando diversas funções na congregação dos Franciscanos Conventuais, como superior, mestre de noviços, custódio capitular e presidente da equipe de formação da província.
Em 3 de março de 1999, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, primeiro bispo da diocese de Caraguatatuba (SP). A ordenação episcopal e a posse na diocese aconteceram no dia 1º de maio daquele ano. Foi ordenado bispo por dom Cláudio Hummes, à época, arcebispo de São Paulo (SP), sendo consagrantes dom David Picão, bispo de Santos (SP), e dom Antonio Vitale Bommarco, arcebispo de Gorizia (Itália). Em 25 de maio de 2005, foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, dispo diocesano de Piracicaba. No dia 24 de julho, em solene celebração na Catedral de Santo Antônio, tomou posse como 5º bispo diocesano.
Dom Devair Araújo da Fonseca
Dom Devair nasceu em Franca (SP), em 1º de fevereiro de 1968. Entrou no Seminário Maior Nossa Senhora do Patrocínio em Franca, em 1992. Cursou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia, em Franca (1992 -1994), e, Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (SP). Foi ordenado Sacerdote em 20 de dezembro de 1998, na paróquia São Sebastião, em Franca. Fez ainda o Curso Superior de Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987-1991); Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); Curso de especialização para Formadores nos Seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP).
Na diocese de Franca, foi capelão, vigário paroquial, pároco, reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Patrocínio e vice-reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Carmo. Também atuou na coordenação de pastoral, foi assessor eclesiástico de escolas de Teologia, diaconal e do “Hallel”, além de ter sido vigário forâneo.
Antes do episcopado, dom Devair também atuou como professor e exerceu os cargos de presidente e secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (OSIB Sul 1). Atuou nos Cursos de Formação para Diretores Espirituais e Lectio Divina, para Formadores; de Especialização para Formadores de Seminário e Casas de Formação; e do Encontro de formação missionária para seminaristas.
Em 10 de dezembro de 2014, dom Devair foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo titular de Uzali e auxiliar da arquidiocese de São Paulo. A ordenação foi em 1º de fevereiro de 2015, em Franca. O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, foi o ordenante principal, auxiliado pelos co-ordenantes dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca, e dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito da mesma diocese. Escolheu como lema episcopal “Electi et Sancti in Christo” (E são escolhidos em Cristo).
De 2015 a 2019, dom Devair foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Na arquidiocese de São Paulo, é o vigário episcopal da Região Brasilândia e para a Pastoral para a Comunicação.
Fonte: Site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB
PAPA FRANCISCO NOMEIA SACERDOTE "FIDEI DONUM" NO BRASIL COMO BISPO AUXILIAR NA ARQUIDIOCESE DE CRACÓVIA, NA POLÔNIA
O Papa Francisco nomeou, na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro, o padre Robert Jósef Chrzaszcz como bispo auxiliar na arquidiocese de Cracóvia, na Polônia. Natural daquela diocese, ele foi incardinado na arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) desde 14 de outubro de 2005, data em que chegou no Brasil como sacerdote Fidei Donum. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao monsenhor Robert. Confira abaixo a biografia e a íntegra da saudação.
Até então, o presbítero estava exercendo as funções de pároco na paróquia São Pedro do Mar, no bairro Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro (RJ), e de vigário episcopal, desde março de 2014, do Vicariato Jacarepaguá, da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Também coordenava, desde 2013, a Comissão Arquidiocesana dos Coroinhas e Acólitos e desempenhou a função de assistente espiritual dos coroinhas e acólitos do mesmo vicariato desde 2007.
Trajetória e formação
Padre Robert nasceu, em 7 de outubro de 1969, em Wadowice, na Polônia, mesma cidade de nascimento de São João Paulo II. De 1985 a 1998, cursou o Liceu de Formação Geral, no seminário menor eclesiástico da Ordem dos Frades Menores, em Kalwaria Zebrzydowska. Cursou o seminário maior da arquidiocese de Cracóvia, de 1988 a 1994, período no qual também desenvolveu e concluiu o seu mestrado em Teologia, pela Faculdade de Teologia, na Academia Pontifical de Teologia da Cracóvia.
Na Polônia, foi presbítero e catequista na paróquia do Espírito Santo, no bairro, Ruczaj, em Cracóvia, até agosto de 1999. Também exerceu as mesmas funções, até agosto de 2005, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Piaski Nove.
Missão no Brasil
Padre Robert chegou ao Brasil em 14 de outubro de 2005 para atuar na arquidiocese de São Sebastião em Rio de Janeiro como sacerdote Fidei Donum cedido pela Igreja da Cracóvia. O termo “Fidei Donum”, criado pelo Papa Pio XII, designa um padre missionário que dioceses compartilham com outras Igrejas.
No Rio, ele atuou como administrador paroquial e pároco, de abril de 2006 a dezembro de 2019, na paróquia Santa Luzia, no bairro Gardênia Azul. Também exerceu a função de vigário forâneo da segunda forania do Vicariato Episcopal Jacarepaguá, de abril de 2009 a março de 2014.
Até então, o presbítero estava exercendo as funções de pároco na paróquia São Pedro do Mar, no bairro Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro (RJ), e de vigário episcopal, desde março de 2014, do Vicariato Jacarepaguá. Também coordenava, desde 2013, a Comissão Arquidiocesana dos Coroinhas e Acólitos e desempenhou a função de assistente espiritual dos coroinhas e acólitos do mesmo vicariato desde 2007.
Fonte: Site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB
terça-feira, 10 de novembro de 2020
NOTÍCIAS SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DE FREI JOÃO CONSTANTINO JUNQUEIRA NETO, O.A.R.
Frei João Constantino continua internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, sem alterações do quadro de saúde do dia 9/11/2020, ou seja, continua a fazer a fisioterapia pulmonar, respira com o auxílio do oxigênio e lúcido. Além de receber as medicações para combater a COVID-19.
segunda-feira, 9 de novembro de 2020
NOTÍCIAS SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DE FREI JOÃO CONSTANTINO JUNQUEIRA NETO, O.A.R.
Como é de conhecimento de todos os paroquianos o vigário paroquial desta Paróquia encontra-se hospitalizado na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim e vinha se recuperando de um AVC feito em 29/10/2020, porém, apresentou um quadro febril, falta de ar e apetite, sendo levado ao hospital, feitos os testes para a COVID-19 o que deu positivo.
quarta-feira, 4 de novembro de 2020
RENOVAÇÃO DOS VOTOS DE IRMÃ RITA
Reunidas no último dia 25 de outubro após a Oração das Vésperas na Capela do Convento Nossa Senhora de Guadalupe em Guaraciaba do Norte (CE) as Monjas Agostinianas Recoletas celebraram a Renovação dos Votos de Irmã Rita. Acompanharam a cerimônia Dom Francisco Javier Arnedo (OAR), Bispo Emérito de Tianguá (CE), Frei Carlito Gomes (OAR) e os seminaristas do Aspirantado Santo Ambrósio.


SANTO PADRE NOMEIA O PADRE VALTER MAGNO DE CARVALHO COMO BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR (BA)
Trajetória e formação
Padre Valter nasceu em Capela Nova (MG), em 22 de fevereiro de 1973, filho de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho.
Ingressou no seminário menor Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), em 1989. Cursou Filosofia no seminário maior São José, de 1991 a 1992, e Teologia, no mesmo seminário, de 1993 a 1996, ambos na mesma arquidiocese. É bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior, de Juiz de Fora (MG) e possui especialização em Formação de Presbíteros Diocesanos, pelo Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG) (2015).
Foi ordenado diácono, em 19 de outubro, de 1996, em Mariana (MG) e sacerdote, em Palmital dos Carvalhos (MG), no dia 23 de agosto de 1997.
Além de ter sido presbítero em várias paróquias da arquidiocese de Mariana, foi diretor da Comunidade do Propedêutico, em Barbacena (MG), de 1997-1999, assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, de 1997 a 1999. Também coordenou o curso de Teologia para leigos (CETE), em Barbacena (MG), de 2000 a 2001 e foi vigário episcopal na arquidiocese de Mariana.
Atuou como membro dos seguintes organismos na arquidiocese de Mariana: Conselho de Formadores do Seminário Maior São José, Colégio dos Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação, Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e Diretoria da Escola Diaconal São Lourenço.
Fonte: Site da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
PAPA FRANCISCO NOMEOU O PADRE DORIVAL SOUZA BARRETO JÚNIOR COMO BISPO AUXILIAR DA SÉ PRIMACIAL DO BRASIL
Trajetória e formação
Padre Dorival Souza Barreto Júnior é filho de Dorival Souza Barreto e Maria da Conceição Chaves, nasceu aos 10 de março de 1964, em Jequié (BA). No ano de 1980, ingressou no Seminário dos Capuchinhos, em Vitória da Conquista (BA), concluindo o segundo grau no Colégio Paulo VI. Com os Frades Menores Capuchinhos residiu em Salvador (BA), concluindo o biênio filosófico na Universidade Católica do Salvador (UCSal).
Fez o noviciado em Esplanada (BA), emitindo a Profissão Simples. Iniciou o curso de Teologia na UCSal, dando continuidade ao mesmo no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pela diocese de Jequié. Transferindo-se para Montes Claros (MG), concluiu o curso de Teologia, sendo ordenado diácono no dia 19 de julho de 1987, e presbítero no dia 10 de janeiro de 1988.
É bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia e mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico, de Roma, e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, também de Roma.
Além de vigário, administrador paroquial e pároco em algumas paróquias da arquidiocese de Montes Claros (MG), foi chanceler, ecônomo, membro dos Conselhos Presbiteral, Econômico e Pastoral, do Colégio dos Consultores e pároco da catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Montes Claros.
Até então exerceu as funções de professor de Liturgia Fundamental, no seminário arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina (MG); professor de Liturgia Fundamental, Arte Sacra, Liturgia Sacramental, Práticas Litúrgicas e Latim, no seminário maior Imaculado Coração de Maria, em Montes Claros (MG); professor de Língua e Culturas Latinas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros (MG); coordenador da Comissão Arquidiocesana de Arte e Bens Culturais, vice-chanceler, vigário da forania Nossa Senhora da Conceição e São José.
Fonte: Site da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil