
A notícia de que dom Décio havia sido escolhido pelo papa João Paulo II para ser bispo o pegou de surpresa. Ele era então um padre de 54 anos que atuava em Belo Horizonte (MG). A carta do papa foi entregue pelo então arcebispo da capital mineira, cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, em novembro de 1996. As palavras deste, na ocasião, estão ainda vivas nas memórias de dom Décio: “A graça do episcopado é maior que todos os limites. Não tenha medo”.
A ordenação episcopal aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1997, em sua terra-natal, Venda Nova do Imigrante, região serrana do Espírito Santo. Foi o próprio dom Décio quem ajudou pessoalmente a preparar a liturgia e demais detalhes da celebração.
O lema episcopal de dom Décio, que celebrou cerca de 100 mil crismas, é “Domine ut videam”, que quer dizer “Senhor, que eu veja” (Lc 18,41). “Lembra o cego de Jericó que, percebendo a passagem de Jesus, abandonou o manto de mendigo à beira do caminho, deu um salto decidido, suplicou a cura de sua visão e, curado, prosseguiu no seguimento de Jesus”, explicou.
Fonte: Site da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário