quinta-feira, 31 de maio de 2012

DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ACOLHE DOM DIOGO REESINK, ofm

Nesta semana, a diocese de Cachoeiro de Itapemirim recebeu o bispo emérito Dom Diogo Reesink, da Ordem dos Frades Menores (OFM).

A convite do bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, dom frei Dario Campos, dom Diogo chega a diocese de Cachoeiro na condição de bispo emérito, isto é, bispo cuja renúncia foi aceita pelo Papa, geralmente isto ocorre ao atingir a idade de 75 anos, em outras palavras, torna-se um bispo aposentado.

Um bispo emérito não tem deveres e obrigações em uma diocese, mas pode seguir os seus trabalhos, celebrar missas, entre outras atividades, desde que se sinta apto para isso, caso de dom Diogo, que com seus quase 78 anos mostra muita saúde e disposição.

A diocese de Cachoeiro de Itapemirim recebe com carinho a dom Diogo Reesink, cujo carisma e simplicidade já podem ser notados neste curto espaço de convivência.

Dom Diogo Reesink, OFM

Nascido no dia 28 de julho de 1934, em Heerlen - Holanda, chegou ao Brasil em 1955, no Convento em Daltro Filho - RS, onde estudou Filosofia. Dom Diogo também possui formação em Teologia, que estudou em Divinópolis - MG, e Pedagogia.

Sua profissão religiosa aconteceu no dia 1º de fevereiro de 1956. Já no dia 15 de julho de 1962 foi ordenado sacerdote, em Divinópolis - MG.

Como frade e sacerdote, frei Diogo dedicou muito do seu trabalho como professor e formador nos colégios e seminários da Ordem (Divinópolis, São João Del Rei, Teófilo Otoni, Belo Horizonte, todos em MG), também foi fundador e reitor (1980 a 1982) do Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni - MG.

Entre 1984 e 1989 exerceu a função de pároco na Paróquia Santa Isabel e de Capelão do Sanatório que leva o mesmo nome, de onde saiu após ser nomeado Bispo pelo Papa João Paulo II.

Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 21 de outubro de 1989, em Santa Isabel, Betim - MG. Seu lema episcopal é: "O pouco com Deus é muito".

Após ser ordenado bispo, dom Diogo teve como destino a diocese de Almanara - MG, por onde ficou por 9 anos.

No dia 25 de março de 1998 recebeu e aceitou a nomeação para a diocese de Teófilo Otoni - MG, cuja posse aconteceu no 6 de junho de 1998 e por onde permaneceu na função de bispo diocesano por quase 12 anos, até torna-se emérito, após cumprir a determinação da Igreja e apresentar a sua renúncia, no dia 25 de novembro de 2009.

Entre tantos trabalhos realizados ao longo de sua missão sacerdotal e episcopal, pode ser citado o seu trabalho em Betim, quando cuidou dos hansenianos de Santa Isabel. Como o própria dom Diogo afirma, foi uma das mais belas experiências missionárias de sua vida, entre outras experiências enriquecedoras, como a época em que como provincial da Província de Santa Cruz, peregrinou de convento em convento, passando pelas comunidades, por paróquias de Minas e do Sul da Bahia, e também por outras várias partes da América Latina, e com isso aprendeu a conhecer mais e melhor a índole do povo, dos pobres e da própria Igreja.

Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário