Cidade do Vaticano (RV) – Esta quarta-feira, 6 de junho, o Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Erexim (RS), apresentada por Dom Girônimo Zanandréa, por motivo de idade.
Bento XVI nomeou Bispo da Diocese de Erexim o Reverendo Frei José Gislon, O.F.M. até então Definidor-Geral (conselheiro do Ministro-Geral) para o Brasil dos Capuchinhos, em Roma.
Dom Gislon nasceu em 1957 em Ibirama, diocese do Rio do Sul, no Estado de Santa Catarina. Estudou Filosofia no Instituto de Filosofia da Província Capuchina em Ponta Grossa (1982-1983) e Teologia no Instituto de Teologia de Londrina (1983-1986). E licenciatura em História Eclesiástica na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (1992-1995).
Emitiu a profissão religiosa como Frade Menor Capuchinho em outubro de 1980 e recebeu a ordenação sacerdotal em maio de 1988. Desempenhou inúmeros cargos em várias cidades paranaenses, como Uraí, Curitiba e Cascavel. Desde 2006, é Definidor-Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinos em Roma.
A ordenação episcopal de Dom Gislon está marcada para o dia 3 de agosto, às 18h, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba.
Em entrevista ao Programa Brasileiro, Dom Gislon comenta como recebeu a notícia de sua nomeação:
“A notícia foi uma surpresa, porque estando empenhado no serviço da Ordem, como religioso sempre estamos pensando nos trabalhos da Ordem, em comunhão com a Igreja sempre. O que se pede do Bispo é o serviço a uma Igreja particular. A minha surpresa foi justamente trabalhar no Rio Grande do Sul, que é uma Igreja que contribuiu muito e continua contribuindo para a Igreja no Brasil. Ir para Erexim, que eu não conheço, é uma surpresa maior ainda. O importante é ter um espírito de comunhão com o Santo Padre, com os Bispos, com o clero, com o povo aonde irei trabalhar. Amar e servir eu creio que é o importante nesta missão.”
E deixa uma mensagem aos fiéis de Erexim:
“A minha mensagem para os fiéis de Erexim é: vamos trabalhar juntos. Somos Igreja, vamos trabalhar em comunhão, em espírito de acolhida da Palavra de Deus, mas também em espírito de avançar, viver em profundidade o Evangelho e criar uma profunda comunhão com o Santo Padre, mas também com a Igreja local. Eu penso que esta seja a parte mais importante, porque somos Igreja e somos uma Igreja a caminho. E ao povo de Erexim desde já a minha bênção, espero com carinho encontrá-los e espero também que possamos viver essa dimensão da consagração e a dimensão do pastor ajudando realmente aquele povo de Deus a crescer e a caminhar na fé.” (BF)
Fonte: Site da Rádio Vaticano
Fonte: Site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário