
Como vimos nos relatos anteriores, apesar de Jesus preveni-los em relação à sua ressurreição, eles tiveram dificuldades em crer, mesmo com os relatos de Madalena, dos dois de Emaús, foi muito difícil para eles.
Assim também foi na primeira Comunidade e é para muitos de nosso meio. Por isso João escreve no final do Evangelho: “Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.”
João nos relata o cair da tarde no domingo da ressurreição, os discípulos estão amedrontados e se encontram reunidos a portas fechadas. Nada adiantou os testemunhos daqueles que tiveram a experiência do Cristo Ressurreto, mas o receio, o medo da morte falava mais alto.
Nesse ambiente o Senhor lhes aparece e lhes dá a paz. Eles ficaram alegres, felizes!
Agora, lhes dá uma missão até então não conferida: com a efusão do Espírito Santo lhes dá o poder de perdoar os pecados! O Senhor sopra sobre eles, é a nova criação! Isso significa que o futuro já começou. É a recriação do Povo de Deus e a Comunidade recebe o poder de restaurar a união das pessoas com Deus e entre elas, através do perdão.
Muitos desejam ver para crer. Contudo, Jesus ressuscitado não pode ser visto com nossos olhos, tocado com nossas mãos, mas apenas é visto e tocado com nossa fé! Se eu vejo, se toco, não preciso ter fé, pois vi e toquei! É aceitar o evidente! Mas o que não vi e nem toquei e, mesmo assim, acredito que exista, isso é fé. À exclamação de Tomé “Meu Senhor e meu Deus!”, Jesus reage: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” Isso supõe uma fé genuína, pura. Acreditar somente na palavra de Jesus, por crer em Jesus!
Em seguida o Senhor os envia a anunciar a Boa Nova, do mesmo modo como o Pai o enviara.
Hoje o Senhor também solicita nossa resposta de amor ao seu Amor.
Ele nos ama e está sempre ao nosso lado e nos envia como testemunhas de sua
ressurreição, como anunciadores do mundo novo.
Fonte: Site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário