quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DE SÃO PIO X PARA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS

Nesta dada 21 de agosto, a Igreja Católica, Apostólica, Romana celebra a memória litúrgica de São Pio X.

A importância de São Pio X para Ordem dos Agostinianos Recoletos

A Ordem dos Agostinianos Recoletos foi estabelecida durante o pontificado do Xisto V, que oficialmente aprovou as novas regras, isso em dezembro de 1588, quando seus membros decidiram adotar regras dentro de um espírito mais austero e perfeito.

A Ordem atravessou os séculos como um segmento da Ordem de Santo Agostinho, tendo no século XIX experimentado profundas mudanças. Conflitos políticos internos ocorridos nos países onde faziam seus trabalhos (Espanha, entre 1835 e 1837 e Colômbia, em 1861) culminaram em sérias consequências, marcadas por espoliações, saques e fechamentos de mosteiros. Tais fatos acabaram a vida em comum entre os frades que, adaptando-se à situação, decidiram transformar a congregação em uma comunidade apostólica e missionária.

Somente no início do século XX foi que a Ordem conseguiu sua plena autonomia jurídica. Em 18 de julho de 1911 a Congregação dos religiosos sancionou sua total independência do Superior Geral dos Agostinianos e, um ano mais tarde, em 16 de setembro de 1912, São Pio X inscrevia a Ordem dos Agostinianos Recoletos no catálogo das Ordens Religiosas, concedendo a seu superior o título e as faculdades de Prior Geral. 

Quem foi São Pio X?

Giuseppe Melchiorre Sarto, nasceu em 02 de julho de 1835, no Distrito de Riese, na Itália. Foi ordenado em 1858, estudou direito canônico e as obras de São Tomás de Aquino. No ano de 1884 foi nomeado bispo de Mântua, sendo eleito Papa em 04 de agosto de 1903, com 55 dos 60 votos possíveis no conclave. Seu pontificado durou até o dia de seu morte em 20 de agosto de 1914. Ficou conhecido como o "Papa da Eucaristia" e o foi o primeiro papa a ser canonizado desde Pio V (1566-1572).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário