segunda-feira, 18 de maio de 2020

18 DE MAIO: BEATO GUILHERME DE TOULOUSE

MEMÓRIA AGOSTINIANA


De família nobre, Guilherme nasceu em torno de 1297 em Toulouse (França). Entrou aos 19 anos na Ordem Agostiniana. Na época, os Agostinianos estavam expandindo rapidamente a presença na França, principalmente com o incentivo do Arcebispo Agostiniano de Bourges.
Toulouse era a Casa Geral de estudos da Ordem Agostiniana na França e é provável que o jovem recebeu nesta casa sua formação teológica. Posteriormente, foi enviado à Paris para estudar e, uma vez terminada suas responsabilidades acadêmicas como estudante, retornou à sua cidade natal onde ele se dedicou à oração e ao ministério pastoral. Passou a maior parte de sua vida em Toulouse.
De gestos gentis, Frei Guilherme, foi um amante da pobreza, viveu austeramente e dedicou-se de forma específica aos pobres e por eles tinha um cuidado especial. Sua vida foi também de grande mortificação, entregando-se à ela sem tréguas. Dotado de delicadeza no trato e de brilhante eloquência, atraiu muitos à vida religiosa. Sua vida foi de mortificação, ainda que seu traço mais destacado tenha sido a oração. Era um homem de oração tanto em casa quanto nas viagens: “Orar, contemplar e falar de Deus” era sua atividade preferida.
Frei Guilherme também foi um ardente promotor da devoção à Maria sob o título de Nossa Senhora das Dores, a Virgem Dolorosa. A Igreja e o Mosteiro recentemente construídos dos Freis Agostinianos em Toulouse foi o ponto da devoção Mariana. Além disso, Frei Guilherme foi também um grande promotor da devoção das almas do purgatório. Aceitou com entusiamo contagiante o convite do Evangelho.
Seu falecimento aconteceu no dia 18 de maio de 1369 aos 72 anos. Frei Guilherme foi enterrado no cemitério do Mosteiro. Infelizmente, assim como todos os Mosteiros da França, o Mosteiro de Toulouse foi suprimido durante a Revolução Francesa. A devoção ao Frei Guilherme continuou sem problemas depois que a normalidade voltou ao país.
De todos os escritos, somente uma obra se salvou. Infelizmente, nenhum de seus Sermões, que causaram profunda impressão em seus contemporâneos, sobreviveu.

Tantos favores foram recebidos pelos fiéis através de sua intercessão que seu corpo foi mais tarde exumado e enterrado dentro da Igreja. Seus restos mortais foram levados para a Capela de Santa Maria Madalena, onde ele costumava celebrar a Eucaristia, e os fiéis pudessem venerar suas relíquias. O Papa Leão XIII confirmou-lhe o culto em 1893.

-------------------------------------
ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
PROMOÇÃO VOCACIONAL OAR

SUDESTE: Frei André Pereira
📞 (28) 9 9937-8933
📧 frandreoar@hotmail.com

NORTE: Frei Rhuam Rodrigues
📞 (91) 9 8118-8662
📧 vocacionalrecoletosnorte@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário