sexta-feira, 12 de junho de 2020

MODOS DIFERENTES DE SE REUNIR


Por Gustavo Carvalho Lins


Em tempos em que o isolamento social é apontado como um atenuador para o novo Coronavírus (COVID-19), a vida pastoral da Igreja vai de encontro ao isolamento, ou seja, a vida pastoral da Igreja é o fazer junto, estar junto e o decidir junto.

Mas como fazer isso? Se não podemos estar próximos? Em resposta, temos a resposta de utilização dos meios comunicações, tais como as redes sociais que não servem somente para postar fotos, notícias, etc., mas, bem utilizadas servem para unir, rezar, construir e tantas outras ações bonitas, mesmo distantes fisicamente, mas unidos no bom propósito de fazer acontecer.


Assim, foi a reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial) da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, realizado no dia 9 de junho do ano em curso, em que unimos 38 pessoas (cada um de sua casa), por meio tecnológico, e ali expomos nossos anseios, esperanças, dificuldades e, também, decidimos o futuro, dentre essas ações, como seria a celebração da Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a coleta de alimentos para as famílias atingidas com a pandemia ocasionada pelo COVID-19.

É bom lembrarmos que desde o Concílio Vaticano II, a Igreja foi definida como Povo de Deus, sendo enfatizado o termo de Igreja-Comunhão. Nela, todos os fiéis são corresponsáveis pela vida cristã e pela missão evangelizadora. Todos os batizados têm carismas ou dons, para serem postos a serviço da comunidade. O CPP e os CPC’s são da expressão da organização da Igreja, que pretende ser mais participativa e comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário