terça-feira, 7 de setembro de 2010

07 DE SETEMBRO - DIA DA INDEPENDÊNCIA E DIA DO GRITO DOS EXCLUÍDOS


Brasília, 07 set (RV) - O Brasil celebra nesta terça-feira o Dia da Independência.

Hoje é também realizado o Grito dos Excluídos 2010. Este ano, a 16ª edição do evento, tem como tema "Vida em primeiro lugar", e o lema "Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular".

O Grito dos Excluídos foi promovido pela primeira vez em 1995, ano da Campanha da Fraternidade sobre os Excluídos, proposto pelo Setor de Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Grito dos Excluídos foi precedido por outras iniciativas como o Grito da Amazônia e Grito da Terra.

Segundo o jornal do Grito dos Excluídos, um dos objetivos do evento deste ano é "enunciar as formas de injustiças promovidas pelo sistema capitalista implantado em nosso país, que causa a destruição e a precariedade da vida do povo e do planeta".

Segundo o coordenador nacional do Grito dos Excluídos 2010, Ari Alberti, o tema deste ano visa os direitos essenciais: "A luta principal do Grito é pela vida. E dentro disso, trazemos o lema deste ano que busca os direitos básicos garantidos pela Constituição Federal como saúde, segurança, educação, lazer e outros".

Este ano, o Grito dos Excluídos acontece junto com o Plebiscito pelo Limite de Propriedade da Terra. "A constituição assegura que em fatos de relevância nacional, a sociedade deva ser consultada. O povo tem respondido bem a isso. Um exemplo claro foi o projeto de lei "Ficha Limpa", que foi uma ação direta do coletivo, e acredito que assim será com experiência do plebiscito", afirmou Ari Alberti.

O Grito dos Excluídos se realiza em todo o Brasil. Em Brasília acontece na Esplanada dos Ministérios, durante as comemorações da Independência do Brasil.

Em São Paulo, romeiros da Brasilândia percorrem as ruas da periferia até o centro da cidade e na Praça da Sé se unem ao Grito dos Excluídos. Hoje, os romeiros participam da missa na Catedral da Sé e logo após se unem ao 16° Grito dos Excluídos, e juntos caminham até o Monumento da Independência no Ipiranga, onde será realizado um ato público, em defesa da vida, dos direitos de cada cidadão e pelo Plebiscito Popular que deseja limitar a propriedade da terra no Brasil.

Em Pernambuco, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, fará um discurso de abertura do Grito dos Excluídos, e cerca de cinco mil pessoas participarão da caminhada, entre representantes de sindicatos e integrantes da sociedade civil.

Já em Aparecida, além do Grito dos Excluídos, celebra-se hoje a 23ª Romaria Nacional dos Trabalhadores. Os participantes vão se encontrar no Porto Itaguaçu para caminhar em procissão rumo ao Santuário Nacional. Em seguida, os romeiros participarão da missa presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

Fonte: site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário