quarta-feira, 22 de setembro de 2010

3º DIA DA SEMANA TEOLÓGICA

Diácono Ary e Fr. Sérgio na Celebração Eucarística
Diácono Ary na abertura do terceiro dia da Semana Teológica
Fr. Sérgio Gusson preparando-se para dar início ao terceiro dia da semana teológica
Palestrante do dia
Fr. Sérgio no ensino do povo de Deus
No término da palestra
Sorteio de brindes
Sorteio de brindes (Rosângela e Fr. Sérgio)
Como de costume, após a Celebração Eucarística, hoje, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Consolação - Frei Domingos Sérgio Gusso, OAR - foi dada continuidade ao terceiro dia da semana teológica promovida pela Escola de Teologia Patoral "Santo Agostinho", com o tema: Os religiosos - índole escatológica da Igreja peregrina e união da mesma com a Igreja celeste e sub-tema, retirado da Lumen Gentium, "O estado constituído pela profissão dos conselhos evangélicos está firmemente relacionado com sua vida e santidade" (LG 120).
Frei Domingos Sérgio Gusson, OAR vestido com o hábito agostiniano recoleto fez as devidas explicações sobre a diferença entre o hábito religioso e a batina (dos padres diocesanos) e em seguida reportou-se aos conselhos evangélicos: votos de pobreza, castidade e obediência (proferido pelos religiosos, quando de suas profissões simples e depois perpétuas).
Fr. Sérgio embasado no documento Lumem Gentium, ensinou que as famílias religiosas são como árvore plantada por Deus e maravilhosa, sendo uma riqueza para a igreja particular (diocese).
Os religiosos não são intermédio entre os clérigos e os leigos, frisou o pároco.
O ser religioso é um modo novo e especial destinado a serviço do Senhor, frase retirada à época em que o documento foi redigido.
Após expor particularidades e a seriedade da vida religiosa, Frei Sérgio disse que apesar dessas exigências rígidas ele é muito feliz em ser religioso, apesar de dever respeitar as normas da Igreja, tais como: Código do Direito Canônico, Regra de Vida da Ordem e as normas da Diocese.
Terminou dizendo que os religiosos como os demais batizados são chamados a viver a santidade que será somente perfeita quando estivermos face a face com o Senhor, logo em seguida falou sobre a índole escatológica da Igreja peregrina e a união desta com a Igreja celeste.
Ao término foi sorteado brindes aos participantes e concluiu-se com a oração da Ave-Maria e a bênção do pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário