domingo, 31 de outubro de 2010

02 de novembro: Comemoração dos Fiéis Defuntos (Dia de Finados)

A Igreja oferece na comemoração dos fiéis defuntos uma oportunidade para lucrar indulgência. O que é indulgência? O Código de Direito Canônico ensina que: "Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos". (Cf. c. 992.)

As indulgências podem ser parcial ou plenária: "A indulgência é parcial ou plenária, conforme liberta, em parte ou no todo, da pena temporal devida pelos pecados". (Cf. c. 993).

Na comemoração dos Fiéis Defuntos os fiéis poderão lucrar indulgência da seguinte maneira: aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice: nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial.

Outra anotação importante: qualquer fiel que, no dia de Finados, rezar nas mesmas intenções do Santo Padre em todas as Igrejas, Oratórios Públicos ou Semipúblicos, igualmente lucra uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: obra que se prescreve é a piedosa visitação à Igreja, durante a qual se deve rezar a Oração do Pai Nosso e o Credo, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Papa Bento XVI, que pode ser um Pai Nosso e uma Ave Maria ou qualquer outra oração piedosa.

Fonte: http://www.santamissa.com.br/temas_interesse/temas.asp?tema=Indulg%EAncia&id=4

No Santuário de Nossa Senhora da Consolação serão celebradas duas missas, no dia 02 de novembro (terça-feira), às 06h30min e às 19:00 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário