sexta-feira, 8 de outubro de 2010

09 DE OUTUBRO - BEATO ANTONIO PATRIZI, PRESBÍTERO


Antonio Patrizi pertenceu à congregação observante de Lecceto, cujo centro era o ermo do mesmo nome, situado nas cercanias de Siena, do qual com razão se escreveu: «Lecceto, velho illicium de santidade». O beato Antonio nasceu e viveu em Siena. Porém é conhecido com o apelativo de Monticiano, porque morreu nesse ermo toscano (1311) enquanto se dirigia ao de Camerata para visitar seu irmão. Sua fama de santidade floresceu rapidamente. Em 1805 foi reconhecido seu culto imemorial.

A dimensão contemplativa da Ordem, que era quase exclusiva entre os grupos eremiticos anteriores a Grande União, alcançou especial auge nas monjas e em alguns religiosos e conventos particulares. As congregações observantes que surgiram a partir do século XIV e os movimentos reformistas dos séculos XVI e XVII têm enriquecido a historia de santidade da Ordem acentuando a dimensão tão essencial da Espiritualidade Agostiniana.

O ermo de Lecceto, origem e cabeça da primeira congregação observante, pode ser, pela sua história, um bom símbolo desta dimensão contemplativa.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário