quarta-feira, 10 de novembro de 2010

NOTÍCIAS DO CAPÍTULO GERAL DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS NA ESPANHA

Priores Provinciais

Os 38 agostinianos recoletos eleitos para desenhar o futuro da Ordem nos próximos seis anos propuseram como objetivo “revitalizar a Ordem a partir da identidade carismática para cumprir melhor a missão evangelizadora”. Para lográ-lo conclamam os 1.200 religiosos da instituição a abrir-se a uma experiência profunda de Deus e a reorganizar os organismos e intensificar a comunhão entre eles e com toda a Igreja.

Vida espiritual


Encarregaram o futuro prior geral e seu conselho de impulsionar a vivência de seu carisma, motivados pelo centenário da aprovação do Breve “Religiosas Familias” (documento pelo qual os agostinianos recoletos foram constituídos Ordem religiosa em 1912, embora sua origem se remonte a 1588).

Entre os pontos aprovados se destaca o urgente chamado a confiar em Deus e a viver radicalmente o Evangelho para crescer na vida espiritual e buscar a harmonia entre a oração, a vida comunitária, o estudo e a missão. Assim, por amor a Cristo, pela força do Espírito e apoiados na fé, os religiosos poderão afrontar suas dificuldades com humildade e espírito de sacrifício, vivendo com alegria os votos de castidade, pobreza e obediência ao mesmo tempo em que demonstram a alegria da ressurreição.

Reestruturação

Por outro lado, foi determinado seja iniciado um processo de revitalização da Ordem que inclua a revisão e adaptação de suas estruturas a fim de que favoreçam a vida consagrada e a vivência radical do carisma. Este processo será realizado em um clima de diálogo e discernimento comunitário e assinala umas pautas para que seja levado a cabo ao longo do sexênio.

Nova evangelização

A Ordem acolhe o convite da Igreja para levar a cabo com mais empenho a “Nova Evangelização” e anima os religiosos a uma conversão pastoral que exige passar de uma “pastoral de mera conservação a uma pastoral decididamente missionária” (DA 370), unindo-se com decisão e coragem às orientações da Igreja universal e das Igrejas locais.

Também se pede aos religiosos que trabalham na pastoral missionária que fortaleçam o crescimento espiritual das comunidades missionárias, enfatizando a evangelização como fonte de fraternidade e promoção da dignidade humana.

Durante os próximos dias os capitulares revisarão o texto constitucional e elegerão o prior geral e seu conselho. Colégios

Os religiosos envolvidos no capítulo se deram conta de que o apostolado educativo faz todo sentido no carisma agostiniano recoleto e se apresenta hoje como uma das melhores e necessárias plataformas evangelizadoras, especialmente entre as gerações mais jovens. Por isso exigem um renovado compromisso e pedem ao geral que, durante sexênio, declare um "Ano de apostolado educativo agostiniano recoleto".

Haren Alde

Os agostinianos recoletos, em atenta escuta ao clamor dos pobres e para tornar mais efetivo o apostolado social da Ordem, pedem ao futuro superior geral que promova a profissionalização da ONGd Haren Alde e dê os passos pertinentes para sua instalação em uma sede central própria. Aos priores provinciais se lhes pede que fomentem a presença da ONGd Haren Alde nos países em que se encontra a Ordem.

Por outra parte, os membros do capítulo também pedem ao próximo prior geral que designe religiosos que se façam presentes nos foros sociais e eclesiais para promover a justiça, a paz e a integridade da criação, em compromisso com a vida digna em todas suas etapas, e que exorte encarecidamente às comunidades locais e aos religiosos a que façam ouvir sua voz profética ali onde seja possível.

Vocações e formação

O Capítulo pede ao prior geral e aos superiores maiores que animem os religiosos a ser testemunhas de uma autêntica “cultura vocacional” e propôs algumas iniciativas para promover a pastoral vocacional e a pastoral juvenil. Entre estas iniciativas cabe apontar a criação de equipes locais e a constituição de uma equipe interprovincial que desenvolva planos e programas comuns e impulsione o desenvolvimento da associação RAY/JAR. Também considerou com atenção a importância da formação inicial e permanente. Os principais desafios para a formação inicial são a colaboração entre os equipes de formação das diferentes províncias, a elaboração de um programa de formação própria e um itinerário formativo comum.
Frades Agostinianos Recoletos na sala capitular

Seculares

Os agostinianos recoletos acolhem com alegria aos irmãos e as irmãs que desde sua condição de seculares se sentem chamados a viver a espiritualidade agostiniana recoleta e lhes alenta a compartilhar a missão que a Igreja encomendou à Ordem. Nas Ordenações do Capítulo Geral se fazem várias propostas práticas para impulsionar sua vida fraterna, sua formação e seu serviço apostólico.

Comunicação

O Capítulo encomendou ao prior geral que se estabeleça um escritório de comunicação, que dependendo do mesmo prior geral e seu conselho e contando com profissionais, organize e coordene as comunicações da Ordem. Este escritório preparará um plano integral de comunicação da Ordem para dirigir sua mensagem com clareza e unidade para a família agostiniano-recoleta e para a opinião pública.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário