quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PUBLICADA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL 'VERBUM DOMINI"

Cidade do Vaticano, 11 nov (RV) - Foi publicada na manhã desta quinta-feira, pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Domini, de Bento XVI.

"Redescobrir a centralidade da Palavra de Deus na vida pessoal e na Igreja, a urgência e a beleza de anunciá-la para a salvação de toda a humanidade como testemunhas convictas e críveis do Ressuscitado" – esta é, em síntese, a mensagem de Bento XVI na Verbum Domini que aborda reflexões e propostas emersas no Sínodo dos Bispos realizado em outubro de 2008, no Vaticano, sobre "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

O documento é um apelo do Papa aos bispos, membros da vida consagrada e leigos para que as Sagradas Escrituras se tornem sempre mais familiar.

Recordando o grande impulso do Concílio Vaticano II na redescoberta da Palavra de Deus na vida da Igreja, Bento XVI reitera a grande veneração pelas Sagradas Escrituras. "O Cristianismo é a religião da Palavra de Deus, não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo" – frisa o Santo Padre.

No documento, o Papa analisa a situação atual dos estudos bíblicos, desejando que a pesquisa científica possa progredir e que se amplie o diálogo entre pastores, exegetas e teólogos.

Bento XVI ressalta que a raiz do Cristianismo se encontra no Antigo Testamento e que o Cristianismo se nutre sempre desta raiz. O Papa reitera que é importante para a Igreja o diálogo com os judeus e a centralidade dos estudos bíblicos no diálogo ecumênico.

O documento aborda a relação entre Palavra de Deus e liturgia, e pede o enriquecimento da pastoral bíblica, a fim de responder ao fenômeno da proliferação das seitas.

Bento XVI faz um apelo para que se reforce na Igreja a consciência missionária e que a escuta da Palavra de Deus leve a um forte compromisso por um mundo mais justo. "O compromisso pela justiça e a transformação do mundo fazem parte da evangelização" - ressalta o pontífice.

O Papa itera a importância da atenção ao mundo juvenil e do anúncio da Palavra aos jovens, migrantes, sofredores e pobres e lança um apelo em favor de um renovado encontro entre Bíblia e culturas.

Reiterando que a Igreja vê com estima os muçulmanos, o Sínodo sobre a Palavra de Deus deseja o crescimento do diálogo baseado no aprofundamento de valores como o respeito pela vida, os direitos inalienáveis do homem e da mulher, e a contribuição das religiões em favor do bem comum.

O Papa encerra o documento, expressando o respeito da Igreja pelas antigas religiões e tradições espirituais dos vários continentes. (MJ)

Fonte: Site Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário