domingo, 19 de dezembro de 2010

REFLEXÃO PARA O 4º DOMINGO DO ADVENTO

Cidade do Vaticano, 19 dez (RV) - A primeira leitura nos fala do nascimento do filho de uma jovem ou virgem como se encontra em outra importante tradução. Essa criança será chamada “Emanuel”, ou seja, “Deus Conosco”. Sim, Deus está conosco! Se, nos campos de batalha, em um passado bastante longínquo, quando o comandante gritava “emanú”, isto é, "está conosco”, seus soldados respondiam com voz forte e bem alto “el”, que quer dizer Deus, o grito de guerra pronunciado três vezes antes da batalha professava a fé da presença do Senhor com seus guerreiros.

Hoje, mais do que nunca, ao lutarmos contra o mal que nos ameaça a ir contra os mandamentos de Deus, contra a caridade e pode nos levar ao desserviço ao próximo, deveremos gritar interiormente: “Emanuel, Emanuel, Emanuel”, sabendo que o Senhor virá nos libertar do perigo, realizará a última petição do Pai-Nosso: “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”.

O Evangelho nos diz que “Emanuel” é Jesus, cujo nome significa “Deus salva”. Portanto Jesus, o Príncipe da Paz, é o Deus conosco para nos salvar. Por isso, nenhum medo em relação a Deus, nenhum temor. Ele nos ama, se fez um de nós para estar ao nosso lado, para morrer e ressuscitar por nós, a fim de nos salvar de nossos pecados, de nossos “nãos à vida”, de nossos consentimentos à morte!

Ao contrário, Deus está conosco, para que façamos o bem, para que construamos uma sociedade justa, para que não concordemos com nenhum modo de opressão ou de humilhação, para que o ser humano seja sempre respeitado, antes de tudo porque é a imagem de Deus. Nossos familiares e amigos, nossos colegas e conhecidos, as pessoas que estão em nosso mundo, todos deverão ter sua dignidade de filhos de Deus assegurada. Deus está conosco também para isso: para lutarmos pelo irmão, pelo próximo como fez Jesus, e não apenas para nos proteger. Se Deus está comigo, devo estar com meu irmão! E é bom lembrar que quando falo irmão, falo da empregada doméstica, falo do chefe do escritório, de meu filho, da enfermeira, do bilheteiro, da minha sogra, do porteiro, de meu cônjuge e de qualquer um de meus semelhantes!

A segunda leitura nos mostra a alegria de São Paulo em anunciar Jesus Cristo. Logo no início ele nos diz que o faz por missão, por vocação dada por Deus. Ele anuncia Jesus Cristo, descendente de Davi, como nos relatou o Evangelho. Jesus é descendente de Davi, porque São José aceitou assumir o filho gerado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria. Neste momento, voltamos à primeira leitura, onde se fala da jovem ou da virgem que dará à luz o Emanuel. Maria é essa virgem que nos dá o "Deus Conosco", porque seu amor por Deus é tão grande, que é puro, virgem, sem interesse algum a não ser fazer a vontade d'Ele.

Maria não teve segundas intenções, mas sempre se colocou como a humilde serva do Senhor. Ela gera a Vida dentro de si; nela não existe mais o gérmen do pecado que nos foi transmitido por Eva.

Em nossa missão de cristãos, de proclamarmos ao mundo que Deus ama todos, que Ele é Emanuel, "Deus Conosco", sejamos como Maria: puros, sem segundas intenções. Assim, nosso anúncio terá credibilidade e não falaremos ao vento.

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário