terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MUITA AMIZADE E EMOÇÃO NA DESPEDIDA DE FREI JOÃO ECHÁVARRI

Capela próxima a casa grande da Fazenda do Centro - Castelo

Fazenda do Centro - Castelo

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha - Castelo


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha - Castelo


Igreja Matriz em Castelo

Santuário de Nossa Senhora da Consolação - Cachoeiro


Momento da Encomendação da Alma de Frei João

Prefeito Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

Frei Geraldo na proclamação do Evangelho

Adicionar legenda


Desde o dia do falecimento de Frei João Echávarri, ocorrido às 17 horas, do dia 23 de janeiro de 2011, na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim até o sepultamento ocorrido no início da noite do dia 24 de janeiro de 2011, por volta das 18h10min, no cemitério da Fazenda do Centro (interior de Castelo), foram momentos de tristeza misturado com alegria, porque perdemos o contato físico com aquele que somente incentiva os trabalhos pastorais na Paróquia de Nossa Senhora da Consolação, mas ganhamos um grande intercessor junto a Deus.

Ontem, 24 de janeiro de 2011, às 10h30min foi presidida a Missa de Exéquias de Frei João Echávarri, no Santuário de Nossa Senhora da Consolação, celebração presidida pelo administrador diocesano Pe. Tatagiba e concelebrada pelo Padre Provincial da Província de Santa Rita de Cássia - Frei Francisco Sevolani Botacin, OAR - pelo pároco da paróquia Frei Domingos Sérgio Gusson, OAR e o vigário paroquial Frei Didier Esperidião Neto, OAR, bem como demais sacerdotes da Ordem dos Agostinianos Recoletos e padres seculares, dentre esses: Monsenhor Antônio Rômulo Zagotto, Pe. Olímpio, Pe. Juarez, Pe. Joselito Ramalho dentre outros e os Diáconos: Frei Geraldo, Ary de Paula Nascimento, Sérgio.

A homilia dessa celebração ficou no encargo do administrador diocesano, no entanto coube a Monsenhor Antônio Romulo emocionar a todos com algumas passagens vividas com Frei João.

Antes do término da celebração eucarística foi dada a palavra ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Carlos Roberto Dias Casteglione - que mencionou a importância da vida de Frei João para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, bem com as demais cidades do Sul do Estado do Espírito Santo e anunciou o luto oficial de três dias em todo o território municipal.

Por volta das 12h15min, ao repicar dos campanários do Santuário de Nossa Senhora da Consolação, o corpo de Frei João foi transladado para Castelo, onde também recebeu todas as homenagens das populações de Castelo, Conceição de Castelo e Venda Nova do Imigrante.

Ao término da celebração eucarística, presidida pelo Frei Francisco Sevolani Botacin, o corpo de Frei João seguiu para capela da Fazenda do Centro e foi sepultado no cemitério daquela localidade.

Fica o agradecimento a todas as pessoas que se fizeram presentes nos funerais de Frei João, em especial, aos médicos Dr. Luiz Bento, Dr. Cerqueira e Dr. Gastão Filho, à Santa Casa de Misericórida de Cachoeiro de Itapemirim, a Creuza, enfermeiros, a D. Décio Zandonaide - bispo de Colatina, que mandou uma carta de agradecimento a Deus pela vida e trabalho pastoral de Frei João - D. Célio Oliveira Goulart, OFM - que externou seu carinho - e todos os frades da Ordem dos Agostinianos Recoletos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário