domingo, 9 de janeiro de 2011

PRIOR GERAL INCENTIVA A "REVITALIZAR A ORDEM" EM SUA PRIMEIRA CARTA OFICIAL AOS AGOSTINIANOS RECOLETOS PRESENTES EM TODO O MUNDO

Prior Geral - Frei Miró
A carta, enviada aos 1.135 religiosos que vivem nas 195 comunidades que a Ordem tem em 19 países, convida os agostinianos recoletos a ler a “Mensagem do 54º Capítulo Geral” com um espírito renovado para afrontar as dificuldades. Ao longo de três páginas se apresenta o documento aprovado no Capítulo Geral de Monachil (Granada, Espanha) e recolhe os pontos mais importantes do plano de ação para os próximos seis anos. Ao referir-se à reforma das Constituições que regem a instituição, o prior geral recorda: “São muitos os pontos revisados e adaptados no Capítulo, alguns deles de grande alcance. Pusemos por escrito de uma forma mais clara e como texto constitucional nossa opção preferencial pelos pobres, pela família e pela vida. Três opções que marcam um rumo em que o testemunho e a profecia de cada um de nós devem encontrar seu compromisso”.

Oração, sacrifício e disponibilidade

O prior geral insiste na ideia de um vigoroso recomeço: “O Capítulo, seguindo as moções do Espírito, nos chama a todos a recomeçar, a desfrutar do carisma recebido de santo Agostinho e dos primeiros religiosos recoletos”. E pede aos irmãos que estejam abertos para responder às necessidades da Igreja e dos homens nos tempos atuais: “É necessário que estejamos abertos à ação do Espírito Santo para discernir e responder ao que nos pede o Senhor como agostinianos recoletos; e isto requer oração, espírito de sacrifício e disponibilidade”.

Ordenações

A carta também recolhe algumas linhas de trabalho encomendadas pelo Capítulo Geral ao novo prior e seu conselho para que sejam realizados nos próximos seis anos:

Intensificar e organizar com sentido de Ordem a pastoral juvenil e vocacional. Unir esforços entre as províncias para dar unidade e solidez à formação inicial e permanente.

A missão partilhada com os leigos, impulsionar o espírito missionário e maior compromisso na Nova Evangelização tanto nas missões como nos ministérios paroquiais ou no apostolado educativo.

Impulsionar a solidariedade através da ONG Haren Alde e fazer-se presente nos foros que promovem a justiça, a paz, a integridade da criação e a vida digna.

Processo de reestruturação da Ordem e das províncias promovendo o diálogo, o espírito de comunhão, o discernimento comunitário e o desprendimento pessoal.

Preparar um plano integral de comunicação da Ordem para dirigir sua mensagem com clareza e unidade à família agostiniano-recoleta e à opinião pública.

A carta também recolhe algumas linhas de trabalho encomendadas pelo Capítulo Geral ao novo prior e seu conselho.

Família agostiniano-recoleta

O prior geral também enviou cartas para apresentar a saudação do Capítulo Geral às agostinianas recoletas de vida contemplativa, às fraternidades seculares e às congregações de religiosas Augustinian Recollect Sisters (Irmãs Agostinianas Recoletas), Agustinas Recoletas del Corazón de Jesús (Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus), Misioneras Agustinas Recoletas (Missionárias Agostinianas Recoletas) e Agustinas Recoletas de los Enfermos (Agostinianas Recoletas dos Enfermos).

Às monjas agostinianas recoletas agradece em nome de todos os irmãos as orações pelo capítulo e pelo novo conselho geral. “Vossas súplicas, sem dúvida, tiveram e têm –diz o prior geral– um grande valor no plano providencial de Deus. Manifestam a comunhão espiritual e a fraternidade que nos une, e, no que se refere ao conselho, são um forte apoio ante a grande responsabilidade da missão que nos foi encomendada”.

Às fraternidades seculares pede que compartilhem, desde sua vocação de leigos e segundo suas possibilidades, a missão que os agostinianos recoletos receberam de estar a serviço da Igreja.

Às congregações que fazem parte da família agostiniano-recoleta convida ao apoio mútuo e a orar uns pelos outros, vivendo com fidelidade e comunhão fraterna o próprio carisma no serviço à Igreja.

O prior geral pede a todos que rezem pela Igreja na China que está atravessando um momento particularmente difícil, e especialmente por nossas irmãs e irmãos chineses.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário