quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM COMPLETOU 53 ANOS DE CRIAÇÃO

Brasão da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim
No dia 16 de fevereiro de 2011, quarta-feira, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim completou 53 anos de criação. No dia 16 de fevereiro de 1958, através da Bula Cum Territorium, do Papa Pio XII, desmembrando a atual Diocese de Cachoeiro de Itapemirim da então Diocese do Espírito Santo, hoje, Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Bula de Criação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Um pouco da história.

Ao longo desses 53 anos de existência a diocese já teve em seu comando três Bispos; Dom Luiz Gonzaga Peluso, (1959 a 1985) que foi o primeiro bispo da diocese e responsável pela formação da sólida base da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Com Dom Luís Peluso e seu trabalho árduo e pioneiro, juntamente com seus presbíteros, a Diocese conseguiu formar a sua identidade em poucos anos. Após 26 anos à frente da Diocese Dom Luís renunciou ao seu governo, em 1985, deixando-a vacante, ou seja, sem bispo.

No ano de 1986 assumiu a Diocese de Cachoeiro o seu segundo Bispo, Dom Luiz Mancilha Vilela - ss.cc.. (1986 a 2003). Entre outras ações, não menos importantes, podem ser destacadas a criação da Escola de Diaconato Permanente, os seminários de formação e várias obras pastorais. No ano de 2003 Dom Luíz Mancilha Vilela foi nomeado como Bispo Coadjutor da Arquidiocese de Vitória, onde se encontra como Arcebispo.

Após menos de um ano em estado vacante a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim deu às boas vindas ao seu terceiro Bispo, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart - ofm., em setembro de 2003. Com seu jeito acolhedor e amigo cativou o povo e os sacerdotes. Dom Célio criou equipes diocesanas, implantou o Secretariado de Pastoral e a Cáritas Diocesana, entre inúmeras outras atividades.

Em maio de 2010, Dom Célio anunciou a sua transferência para a Diocese de São João del Rei - MG, deixando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, novamente, vacante.
Bispos diocesanos: D. Luís Gonzaga Peluso (1º bispo), D. Luiz Mancilha Vilela (2º bispo) e D. Célio de Oliveira Goulart (3º bispo)

A diocese hoje.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim atualmente pertence à Província Eclesiástica de Vitória do Espírito Santo e ao Regional Leste II da CNBB. É formada por 42 Paróquias de 26 municípios do Sul do Estado do Espírito Santo; mais de 1.000 comunidades; 68 sacerdotes, entre diocesanos e religiosos, residentes na diocese; cerca de 10 congregações femininas; 2 seminários para formação de novos presbíteros; escolas de teologia pastoral e uma escola de diaconato permanente; veículos de comunicação, tais como: rádio e jornal, livraria, provedor de internet, variados informativos que auxiliam a formação dos leigos, entre outras vastas ações.

Fonte: Site da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário