quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PAPA NOMEIA AGOSTINIANO RECOLETO BISPO DE TARZONA (ARAGÃO, ESPANHA)

O agostiniano recoleto Eusébio Hernández Sola foi nomeado bispo de Tarazona (Aragão, Espanha) por Bento XVI. O padre Frei Eusébio nasceu há 61 anos em Cárcar (Navarra, Espanha) a poucos quilômetros da diocese onde será ordenado como bispo no próximo dia 19 de março. Desde 1975 trabalhava na Congregação romana para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Seguindo os passos de santo Agostinho, Frei Eusébio se une aos 18 bispos agostinianos recoletos que, como pastores, servem à Igreja. Seus 35 anos de trabalho em um dicastério romano serão de grande utilidade para a Igreja na Espanha por causa da sua experiência de catolicidade e abertura à Igreja universal.

OAR

Eusébio Hernández é doutor em Direito Canônico pela Universidade de Comillas, licenciado em Direito pela Universidade Complutense e cursou os estudos de Filosofia e Teologia no seminário maior que os agostinianos recoletos tinham em Marcilha (Navarra).

A notícia de sua nomeação foi anunciada no dia 29 de janeiro no Seminário Diocesano de Tarazona (Zaragoza). “A propuesta me pego de sorpresa. Certamente, o proceder de Deus é misterioso e inescrutável”, explicou em sua saudação aos fiéis de Tarazona seu futuro bispo. Neste mesmo ato de apresentação, o agostiniano recoleto recordou as palavras de santo Agostinho: “Se a Igreja pede vossos serviços, obedecei com humilde coração a Deus” e explicava: “No meio de minhas dúvidas e perplexidades me confortou a certeza de que, se o Senhor nos pede um serviço, sua graça suprirá nossas deficiências e limitações”.

Frei Eusébio aproveitou suas primeiras palavras em Tarazona para dirigir-se aos sacerdotes da diocese como “pai e amigo” para deixar-lhes claro que são eles os que constituem “a partir deste momento o principal objetivo de minha atenção e interesse. Contai sempre comigo”. Também se dirigiu aos religiosos para pedir-lhes “alegria em sua fidelidade ao carisma”, encomendou às orações das religiosas de clausura o futuro da diocese e convidou os leigos “a que assumamos juntos a responsabilidade que temos”. O futuro pastor dirigiu suas palavras aos enfermos e aos que sofrem, especialmente “aos que padecem a angústia de greves e da crise econômica”.
A diocese de Tarazona estava vacante desde 20 de março de 2010, data em que Demetrio Fernández, bispo anterior, foi nomeado titular da diocese de Córdoba (Andaluzia) cargo que, até o momento atual, exerceu unida com a de administrador apostólico da diocese de Tarazona.


Dados biográficos

O agostiniano recoleto Eusébio Hernández Sola nasceu em Cárcar (Navarra) dia 29 de julho de 1944. Seus padres, Ignacio (+ 1973) e Áurea. Eusébio é o mais velho de quatro irmãos.

Ingressou no seminário menor da Ordem dos Agostinianos Recoletos, em Lodosa (Navarra), dia 12 de setembro de 1955. Em 1958 foi para colégio de Fuenterrabia (País Vasco) onde completou os cursos de humanidades e os estudos filosóficos. A seguir (1963-1964) ingressou no noviciado do convento da Ordem em Monteagudo (Navarra), onde fez a primeira profissão dia 30 de agosto de 1964, passando posteriormente a Marcilha (Navarra) onde cursou os estudos teológicos (1964-68). Aqui fez a profissão solene (1967); foi ordenado diácono (1967) e presbítero dia 7 de julho de 1968.

Seu primeiro ofício pastoral foi o de assistente na Paróquia de "Santa Rita" de Madri, começando ao mesmo tempo seus estudos de Direito Canônico na Universidade de "Comillas", da Companhia de Jesus, em Madri. No ano seguinte (1969) foi transferido à residência universitária "Augustinus", que a Ordem tinha naquela cidade. Recebeu o encargo de diretor espiritual de seus 160 universitários, continuou seus estudos de direito canônico, que concluiu com o doutorado (1971) e iniciou os de Direito na Universidade Complutense de Madri (1969-1974). No decorrer dos anos 1974-75 fez práticas jurídicas na universidade e nos tribunais da capital da Espanha.

Dia 3 de novembro de 1975 iniciou seu trabalho na Congregação para os Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica em Roma (Itália). Desde 1976 foi o diretor do departamento da formação e animação da vida religiosa, sendo o responsável pela elaboração e publicação dos documentos da Congregação; além disto, dirige uma escola bienal de teologia e direito da vida consagrada. Desde 1995 é "capo ufficio" do mesmo Dicastério. Por razões de trabalho os Superiores da Congregação lhe confiaram diversas de missões em muitos países do mundo. Participou em diferentes congressos de vida consagrada, de bispos e de pastoral vocacional. Durante este tempo atuou como assistente no serviço pastoral da Ordem em Roma.

Dia 29 de janeiro de 2011 foi publicada sua nomeação como bispo de Tarazona. Receberá a ordenação episcopal dia 19 de março, festa de São José.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário