sexta-feira, 4 de março de 2011

AGOSTINIANOS RECOLETOS MUDAM SUA ORGANIZAÇÃO INTERNA PARA GANHAR EFICÁCIA

Padre Provincial e seus conselheiros


O Conselho Geral da Ordem - formado pelo prior geral e seus seis conselheiros - está reorganizando os secretariados e comissões da instituição seguindo o anseio do último Capítulo Geral. Através de um documento enviado nos três idiomas oficiais da Ordem: espanhol, inglês e português, os 1.200 agostinianos recoletos foram informados das mudanças e nomeações.

 
 
Quatro secretariados serão animadores dos aspectos mais carismáticos dos religiosos: espiritualidade, formação, apostolado educativo-juvenil e apostolado ministerial-missionário.
 
Os institutos são organismos de estudo a serviço dos secretariados e da Ordem. Um se dedica ao estudo sobre santo Agostinho; outro se centra no campo da história e da espiritualidade recoletas. Cada qual edita sua própria revista científica.
 
A agência de comunicação coordenará a página web institucional, o boletim Notitiae, as publicações e os institutos da Ordem.

As comissões representam a principal novidade. São organismos conjunturais, cada um com seu tema próprio: a reestruturação da Ordem, vocações, a revisão das constituições e a celebração do centenário do documento pontifício pelo qual os recoletos foram declarados ordem para todos os efeitos.
 
Relações exteriores
 
As relações institucionais se canalizarão, como de costume, através de um procurador ante a Santa Sé, um encarregado das causas dos santos e diversos outros encarregados de manter contato com os diferentes ramos da família agostiniano-recoleta: bispos, monjas de clausura, religiosas, a fraternidade secular, as JAR /RAY, a ONG Haren Alde. A eles se acrescenta agora um representante ante o organismo de promoção humana e social “Justiça, Paz e Integridade da Criação”.

Conselheiros
 
O primeiro conselheiro e vigário geral, José Ramón Pérez, é o novo presidente do secretariado de formação inicial e permanente. No escritório de comunicação ele faz parte da equipe de publicações e distribuição. Além disso, foi nomeado prior da comunidade onde reside a maior parte do conselho geral em Roma.
 
Conselho Geral da Ordem, formado pelo prior geral e seus seis conselheiros. José María Sánchez Marín, segundo conselheiro, presidirá o secretariado de apostolado educativo e juvenil, assim como a comissão de vocações. Entre suas tarefas também está a relação institucional com as JAR/RAY e com a ONG Haren Alde.
 
O terceiro conselheiro, Julián Antonio Hincapié, preside o secretariado de apostolado ministerial e missionário, constitui parte da equipe da web institucional e será o contato com o organismo “Justiça, Paz e Integridade da Criação”.
 
Pablo Panedas é o quarto conselheiro geral e novo presidente do secretariado de espiritualidade. Acumulará este cargo com o de coordenador da agência de comunicação da Ordem, ligação com os institutos da Ordem e a relação com as fraternidades seculares.
 
O quinto conselheiro, Samson Sillóriquez, representa a Ordem ante a Santa Sé e é o encarregado das causas de canonização. Faz parte também da equipe responsável pelo escritório de comunicação como membro responsável pelo boletim Notitiae.
 
Sergio Guadalupe Camarena é o sexto conselheiro e secretário geral. Além das tarefas próprias da secretaria, Camarena é o novo responsável da relação com os bispos agostinianos recoletos e passa a compor a equipe do escritório de comunicação dentro do departamento ocupado pela web institucional.
 
Uma novidade importante é que, na maior parte dos casos, se constituiu equipes de apoio, que buscam a interação de pessoas e a otimização de esforços.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos
Fr. Miguel Miró e seus conselheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário