sexta-feira, 6 de maio de 2011

UMA RELÍQUIA DE SANTO EZEQUIEL MORENO, NO ALTAR DA "NOVA" CATEDRAL DE TARAZONA (ESPANHA)

A catedral de Santa Maria de la Huerta (Tarazona, Espanha) recobrou o culto com a celebração da Missa Crismal e a dedicação do novo altar com uma relíquia do santo agostiniano recoleto Ezequiel Moreno (1848-1906). Desta forma, o bispo de Tarazona, Eusebio Hernández, recuperou sua igreja, a principal da diocese, que permanecia fechada desde 1992 por causa das obras de restauração.

D. Hernández Sola unge o novo altar.
Foto: Fernado Orte
A quarta-feira santa se tornou um dia histórico em Tarazona, sede episcopal desde o século V. Meio milhar de pessoas esteve presentes na celebração, presidida pelo bispo agostiniano recoleto, Dom Eusebio Hernández Sola. “Sinto-me feliz de dar-vos a bem-vinda, eu que sou o último a chegar a esta monumental cidade e a esta belíssima catedral. Estamos vivendo momentos bem significativos e importantes para Tarazona, toda a Diocese e todo Aragón, pois esta catedral é um tesouro, uma jóia de arquitetura, pintura e arte, fruto de profunda fé e de singular sensibilidade espiritual e talento artístico”, explicou Hernández Sola em sua homilia.

O bispo procedeu à colocação da relíquia de santo Ezequiel Moreno em um orifício da mesa de mármore convertida em altar. Trata-se de um fragmento de osso solicitado pelo próprio prelado e expressamente levado pelo prior geral da Ordem, Miguel Miró. Os agostinianos recoletos querem com isso sublinhar os especiais laços históricos que unem a Ordem e o Santo, com a diocese de Tarazona. A esta diocese pertencia até a umas décadas o convento de Monteagudo, casa mãe dos agostinianos recoletos e lugar onde morreu e repousa santo Ezequiel Moreno.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos

Nenhum comentário:

Postar um comentário