terça-feira, 12 de julho de 2011

1º SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO PARA OS BISPOS DO BRASIL

Rio de Janeiro, 12 jul (RV) - Tem início nesta terça-feira, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, o I Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, que se conclui no próximo dia 16. São cerca de 90 prelados de todas as partes do país que se reunirão para aprofundar o tema do encontro que é “Comunicação e evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias”. A base de discussão será o diretório “A Comunicação na vida e missão da Igreja”, o chamado documento 101 da CNBB.

O evento que tem início na noite de hoje e será inaugurado pelo Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli é organizado pelo próprio Pontifício Conselho, pela Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e pela Arquidiocese do Rio.

Na carta-convite escrita pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, o anfitrião do evento, destaca a importância de “estarmos envolvidos no processo de desenvolvimento das comunicações sociais, e sobretudo de uma colaboração que nos pede a presença mais participativa, como pastores, junto ao clero e ao povo de Deus, que na mesma velocidade buscam acompanhar estes avanços tecnológicos, até bem pouco tempo impensáveis.

Muitos os especialistas em comunicação que darão a sua contribuição para a reflexão que tem inicio hoje aqui no Rio. São provenientes da Espanha, México, Itália, e naturalmente de todo o Brasil. Também a Rádio Vaticano está presente e durante os trabalhos apresentará o papel desse instrumento da Santa Sé para a transmissão do Magistério Petrino e a importância de sua história para os meios de comunicação da Igreja ao longo dos seus 80 anos de missão.

Durante os trabalhos os bispos participantes visitarão alguns centros importantes de comunicação como o Centro de Produção das Organizações Globo.

Certamente esse I Seminário de Comunicação para os bispos do Brasil será um momento de aprofundamento para os nossos prelados, para que tomem ainda mais consciência do significado da comunicação na Igreja.

Nota dolente vivida aqui no Rio de Janeiro foi o falecimento no dia de ontem do padre jesuíta Félix Pastore, professor na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma por muitos anos e professor também na PUC do Rio, onde faleceu. Muitos os bispos que hoje estarão presentes no encontro de comunicação tiveram suas teses de mestrado e doutorado orientadas por esse professor jesuíta que muito trabalhou pela nossa Igreja no Brasil.

Do Rio de Janeiro para a Rádio Vaticano, Silvonei José.

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário