quinta-feira, 7 de julho de 2011

COMEÇAM OS PREPARATIVOS PARA O 1º CENTENÁRIO DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS

Com data 16 de setembro de 1912, o papa Pio X concedeu aos agostinianos recoletos a total independência, desvinculando-a da Ordem de Santo Agostinho. Emitiu para isso um documento intitulado “Religiosas familias”, do qual o próximo ano se comemorará o centenário. Centenário que os agostinianos recoletos querem celebrar com toda solenidade. Assim o decidiu o último general, celebrado em Monachil (Granada, Espanha) no final de 2010.

No último dia 24 de fevereiro se reunia em Roma uma comissão ad hoc que, entre outras coisas, decidiu confeccionar a logomarca do Centenário. O modelo escolhido foi elaborado pela empresa espanhola Liderlogo.es, a partir das sugestões da própria comissão, depois de sucessivos esboços. Com esse modelo a empresa elaborou apresentações para os diversos materiais que serão usados durante o Centenário.

Reunião da Comissão (10/02/2011). Da esquerda para a direita: Pablo Panedas, Rodolfo Pérez, Julián Hincapié y Samson Silloríquez   


A Logomarca

A logomarca consiste basicamente em um elemento gráfico, que representa a trajetória histórica dos agostinianos recoletos. Uma trajetória com três pontos fundamentais: o ano 1588, quando foi fundada a Recoleção no capítulo de Toledo (Espanha) da província de Castela; 1912, data a partir da qual continuou sua existência como Ordem independente; e o ano 2012, em que se comemora o Centenário.



O lema

A modo de lema, que dá profundidade teológica a este momento histórico, se alude à frase da carta aos hebreus (13, 8): “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre”, frase que relativiza o tempo ante o único absoluto que é Cristo. O último advérbio, ‘sempre’, quer lançar os recoletos de hoje para horizontes de futuro promissores.

O Dia da Recoleção, 5 de dezembro, deste ano dará começo oficialmente a um período de preparação para o Centenário. Este será inaugurado no domingo, dia 16 de setembro de 2012, e até o domingo, 15 de setembro de 2013 será colocado em prática em toda a Ordem um rico programa de atividades que será anunciado em momento oportuno.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário