sábado, 23 de julho de 2011

REFLEXÃO PARA O 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Cidade do Vaticano, 23 jul (RV) - A justiça de Deus é ser indulgente e bom para com todos. Por isso Ele se revela aos pagãos. Reina sobre maus e bons, ama a todos. Não usa a força para subjugar o ser humano, mas conquista os corações demonstrando mansidão e indulgência.

Deus age assim para ensinar ao povo que o justo deve amar todos os homens, não somente os bons. O justo, está escrito no livro da Sabedoria, deve ser humano, indulgente.
No Evangelho, Jesus ensina que a Palavra sozinha vai avante. É preciso ter confiança em Deus, em sua ação. Basta semeá-la com paciência e perseverança.

Não importa o tamanho da semente e nem se o ato de semeá-la foi realizado de modo invisível. Será a força de Deus que irá suscitar a grande árvore, o grande sucesso do Reino.
Jesus nos pede carta branca, confiança absoluta nele.

O Reino de Deus é poder de Deus, não depende de mim, por isso ele se desenvolve com toda certeza.

Jesus ensina seus discípulos a fecharem os olhos ao que parece realidade porque se vê, e abri-los ao que é, ou seja, à realidade misteriosa do Reino que está frutificando silenciosamente. Apesar de não percebermos, a Palavra dará fruto no tempo devido.

O apressado corre o risco de, querendo a perfeição, arrancar aquilo que foi plantado por Deus. E, de acordo com a nossa fé, todos os homens foram criados à imagem de Deus. Por isso é impossível que exista alguém que seja só joio. Em seu coração está plantado o trigo de Cristo. Ter paciência e respeitar a hora de cada qual. Chegará o momento em que o trigo plantado vai surgir. Mas se sou impaciente, cobrador, desanimador, jamais o trigo virá á tona. Terei, ao contrário, o joio da decepção e da frustração.

Se Deus é paciente conosco, também nós deveremos ser pacientes não apenas com nossos irmãos na fé, mas com todos os homens.

Deveremos ter paciência e confiar na ação de Deus, em sua Graça, nos corações e nas mentes de todos os homens. Deus trabalha em silêncio em todos os corações, porque todos os homens que existem sobre a face da terra, são seus filhos muito queridos.

Pe. Cesar Augusto dos Santos, S.J.

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário