sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CURSO DE ATUALIZAÇÃO BÍBLICO-TEOLÓGICA NA DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

A diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES) reuniu 57 presbíteros (diocesanos e religiosos) nos dias 1º a 3 de agosto, para um curso de atualização bíblico-teológica. A formação discutiu o tema “O Pentateuco”, com ênfase no livro do Êxodo, que será estudado pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) diocesana, no próximo mês de setembro, nas comemorações do mês da Bíblia.

A formação aconteceu no Centro Diocesano de Formação em Boa Esperança, Vargem Alta (ES), contou com a presença do bispo diocesano, dom Dario Campos, e teve a assessoria do padre Andherson Franklink, do clero local.

Após uma introdução aos livros de Gênesis, Êxodo e Deuteronômio, padre Andherson deteve-se no trecho que estará em destaque nos estudos de setembro em todo o país: Ex 15,22-18,27. Ele escolheu como tema das reflexões as provas que Israel passou no deserto, saindo do medo e da escravidão para a fé e confiança no Senhor.

Numa das noites do curso, o assessor fez uma exposição de fotos do livro Êxodos, de Sebastião Salgado, levando os participantes a refletir sobre a questão atual dos refugiados em diversas partes do mundo, que, segundo um estudo recente da ONU, chegam a 40 milhões de pessoas.

Na tarde do dia 3, aconteceu a primeira reunião de dom Dario com seus sacerdotes. Ele apresentou seu estilo de trabalho e fez diversos esclarecimentos sobre a pastoral presbiteral. No mesmo dia, à noite, e na manhã do dia 4, dia de São João Maria Vianney, foi feita uma confraternização, com a presença dos seminaristas da diocese.

Fonte: Site da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário