segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O grupo de trabalho para a revitalização da Ordem busca o modo de envolver todos os agostinianos recoletos

Os agostinianos recoletos querem responder desde seu carisma às necessidades dos homens e mulheres do século XXI. No último Capítulo Geral –órgão máximo de governo- decidiram começar um processo de revitalização que os levará a revisar e adaptar suas estruturas para viver com radicalidade seu compromisso religioso a serviço de Deus e dos homens. A equipe de trabalho nomeada pelo Prior Geral, composta por um agostiniano recoleto de cada uma das oito províncias que formam a Ordem, realizou sua primeira reunião em Roma de 7 a 10 de junho



A transcendência do processo de revitalização é inquestionável. Dele depende o futuro da Ordem dos Agostinianos Recoletos. A necessidade de que seja algo sentido pelos religiosos e não imposto pela autoridade é uma das principais preocupações dos superiores. Outro obstáculo que o governo geral tem que superar é o envolvimento das províncias que ainda não sentem a urgência de somar-se a este projeto.

Por isso é tão importante a reunião que teve lugar em Roma de 7 a 10 de junho. Na casa da Cúria geral se encontraram os membros do grupo de trabalho –Comissão de Revitalização–, nomeados pelo Prior geral. Grupo composto por um representante de cada uma das oito províncias da Ordem, além do próprio Prior geral, Miguel Miró, o Vigário geral, José Ramón Pérez, e o Secretário geral, Sergio Camarena.

Objetivo principal desta reunião era tomar um primeiro contato e estudar tanto as funções que correspondem à Comissão, como os meios que deverão ser empregados na revitalização para que seja assumida por todos os religiosos.

Fruto palpável desta reunião é o folheto que já está sendo distribuído, em distintas línguas, por toda a Ordem. Abre o folheto uma carta assinada por Miguel Miró, presidente nato da Comissão, em que exorta a todos os religiosos a participar com viva esperança: “Vivamos o presente com humildade e confiança, desde as raízes de nosso passado, e orientados por uma renovada esperança em vista do futuro”.

Traça-se em seguida um completo plano de trabalho em que se indicam os fitos principais do processo até o Capítulo geral de 2016. Cada dois meses se prepararão materiais de estudo, assim como uma nota informativa.

A maior parte do folheto é ocupada por um documento elaborado pela Comissão. Documento que é o primeiro de uma série, e que leva um título bem significativo: “Caminhar com esperança”. Neste documento de 12 páginas se clarificam conceitos, se formulam perguntas chave e se estabelecem os critérios operativos que se deve seguir no processo.

O trabalho da Comissão se concluirá dia 1º de setembro de 2014 com a entrega ao Prior geral do documento “Projeto agostiniano recoleto de vida e missão”, que recolherá uma síntese dos estudos, informes e consultas, assim como as distintas propostas de reestruturação.

Argentina, Brasil e San Millán

Por sua parte, o Prior geral está aproveitando suas visitas e reuniões para mentalizar a todos os religiosos, animando-os a somar-se a este desafio. A revitalização da Ordem consiste, simplesmente, no fato de que cada religioso, cada comunidade, cada província, faça seu o desejo de ser melhor pessoa, melhor religioso e, é claro, melhor agostiniano recoleto.

Os religiosos de Argentina, em uma assembleia onde participaram 23 frades de sete comunidades, estudaram e debateram o tema da revitalização e reestruturação preparado por seu superior, Carlos María Domínguez, que é membro da Comissão. O Prior geral, Miguel Miró, lhes fez chegar uma mensagem convidando-os a somar esforços neste processo de mudança.

O padre geral pode estar presente na assembleia dos agostinianos recoletos da Província de Santa Rita, em Brasil. Teve lugar de 4 a 8 de julho em Franca (São Paulo), e nela se reuniram 37 religiosos para tratar sobre a revitalização e outros temas relativos ao próximo capítulo provincial.

Desde 11 de julho, motivados pelo seu respectivo capítulo provincial, estiveram reunidos em San Millán de la Cogolla (Espanha) os religiosos da província de São José, que tem presença no Peru, na Venezuela e na Espanha. Também aqui se fez presente o Prior geral com a mesma intenção, de informar e animar os frades para que tomem as decisões necessárias que favoreçam a revitalização da Ordem.

Fonte: Site Oficial da Ordem dos Agostinianos Recoletos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário