domingo, 14 de agosto de 2011

REFLEXÃO PARA O 20º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Cidade do Vaticano, 14 ago (RV) - A liturgia deste domingo nos fala principalmente da acolhida a todos e afasta o preconceito por raça e pertença religiosa.

Em território pagão, Jesus é solicitado por uma pagã, a fazer uma cura. Na insistência de seu pedido, a mulher se compara a um cachorro, animal tido como impuro e, por isso mesmo, sem dono na sociedade hebraica de seu tempo.

Ora, olhando os componentes desse relato, vemos o Cristo imerso em uma situação adversa na cultura onde nasceu. Território pagão, mulher e ao mesmo tempo pagã e esta se comparando a um animal impuro.

No entanto, ela demonstrou que estava plena de fé e de humildade. Ela manifestou garra, manifestou convicção no poder do Senhor e suplicou a cura de sua filha. Ela disse: “É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” Ao denominá-lo Senhor, a pagã professa fé na messianidade de Jesus, que ao ver a persistência da mulher, ao ver sua humildade ao comparar a si mesma e a sua filha a cachorros, exclamou: “Mulher, grande é a tua fé” Seja feito como tu queres!” Concluiu o evangelista: “E desde esse momento sua filha ficou curada.”

Refletindo sobre o fato, vemos Jesus fazer a mulher dar um salto de qualidade no tocante à fé, só comparado à do oficial romano de Mt 8, 10 que pedia a cura de seu soldado. O oficial desobrigou o Senhor de ir à sua casa curar o servo, pois : “Dê apenas uma ordem, e o meu empregado ficará curado!”

A segunda leitura, extraída da Carta de São Paulo aos Romanos, nos deixa claro que o Povo da Antiga Promessa rejeitou o anúncio do Evangelho feito por Paulo. Isso o fêz levar a Mensagem aos pagãos, “reconciliação com o mundo”.

Assim, o Evangelho não ficou ligado a uma raça ou a um povo, mas é anunciado às pessoas de boa vontade, às pessoas que creem que a Vida é mais forte que a morte.
(CM)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário