quinta-feira, 8 de setembro de 2011

08 DE SETEMBRO: DIA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO (CO-PADROEIRA DA DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM)

Neste dia 8 de setembro a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Itapemirim, celebra a sua Padroeira e co-padroeira da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Para este ano outros ingredientes tornam a festa ainda mais especial.

Fundada no dia 8 de setembro de 1769 a Paróquia Nossa Senhora do Amparo completa 242 anos de criação.

Como se não bastasse a alegria pelos 242 anos, a data marca outro motivo de alegria e orgulho para toda a Paróquia, e porque não, de toda Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Trata-se da imagem de Nossa Senhora do Amparo, que retorna à casa após 03 anos de um processo de restauração na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

A chegada da imagem está prevista para às 17h30min, na cidade de Itapemirim (cidade litorânea da região Sul do Estado do Espírito Santo,  logo após, haverá Missa Solene presidida pelo bispo diocesano dom Dario Campos, às 18h.

Depois da Missa será a vez da procissão solene pelas ruas da cidade. Durante a procissão, haverá encenação dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário.

A Restauração

A secretaria da paróquia Nossa Senhora do Amparo guarda sigilo sobre o resultado da restauração da imagem, mas informaram que ela está muito diferente de como estava quando saiu para ser restaurada e que está verdadeiramente linda.

Segundo informações da paróquia, ainda hoje, logo após a chegada da imagem por volta de 17h30min, um restaurador da UFES estará em Itapemirim para dar mais detalhes de todo trabalho de restauração da imagem, em sessão aberta ao público.

A imagem de Nossa Senhora do Amparo está em Itapemirim desde o Século XVIII, juntamente com as imagens de São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, que vieram da antiga Matriz de Conceição do Castelo, por volta de 1917, trazidas pelo Pe. Antônio Rosa Macedo.

A imagem de Nossa Senhora do Amparo já vinha passando por várias alterações em sua pintura original, quando em 2008, o então pároco local, Pe. Juliano Ribeiro Almeida, levou a imagem até o núcleo de conservação e restauração de artes da UFES.

Já em 2009 o atual pároco, Pe. Bruno Sá Rangel, firmou contrato com a UFES, para que assim os trabalhos de restauração pudessem ser iniciados.

Agora, 8 de setembro de 2011, a imagem retorna completamente restaurada e o resultado de todo trabalho poderá ser conferido por todos na tarde de hoje.

Parabéns a Paróquia Nossa Senhora do Amparo pelos 242 anos e por todo trabalho de restauração da imagem.

Fonte: Departamento de Comunicação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário