domingo, 30 de outubro de 2011

REFLEXÃO PARA O 31º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Cidade do Vaticano (RV) - Jesus afirma no Evangelho de hoje que não há hierarquia, mas o único valor, o valor absoluto é a fraternidade: “O maior dentre vós será vosso servo.”

Comecemos nossa reflexão a partir da leitura do Livro de Malaquias. O Profeta nos fala da corrupção que grassava entre as autoridades religiosas. Como pastores deveriam cumprir a missão de conduzir o povo para Deus, contudo foram discriminatórias e violaram o pacto com o Senhor.

No Evangelho, Jesus diz a multidão para que cumpram as orientações dos mestres da Lei, mas alerta para não imitá-los porque falam e não praticam.
Construiram uma religião do legalismo, do puro e do impuro, sem alma, sem amor, sem afetividade. Só buscam prestígio.

Jesus diz que só existe um Mestre e um Pai: Deus. Todos são filhos de Deus, por isso todos são irmãos, são iguais, sem privilégios.

O único que merece destaque é aquele que serve, que dá a vida em serviço.

A segunda leitura nos fala como proceder na evangelização: com ternura, com muito afeto ao ponto de querer também dar a vida, além do Evangelho. Não ser pesado, mas grato. Ora, Paulo passa a imagem do servo, daquele que se realiza servindo, dando a vida gratuitamente.

Que a liturgia deste domingo nos ajude a sermos servos dos irmãos. Quanto mais empenhados na missão recebida no batismo de levarmos aos demais a verdade de que Jesus Cristo é Deus encarnado e nosso redentor, que Deus nos ama incondicionalmente, e demonstrarmos isso através de um relacionamento fraterno, mais seremos servidores da Vida.

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário