terça-feira, 15 de novembro de 2011

AMÉRICA LATINA NA EXPECTATIVA DA VIAGEM APOSTÓLICA DE BENTO XVI

Cidade do Vaticano (RV) - A notícia de que o Papa está preparando uma viagem à América Latina entusiasmou católicos no mundo todo. Em Roma, o anúncio foi recebido com alegria na Pontifícia Comissão para a América Latina, que esteve reunida sexta-feira para uma reflexão sobre a Nova Evangelização no continente americano.

O vice-secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Guzmán Carriquiry, declarou que “a notícia nos enche de alegria porque todas as Igrejas da América Latina desejam ver o Papa”. O leigo, uruguaio, acrescentou que “não se pode pedir a Bento XVI mais do que está fazendo em sua impressionante dedicação à Igreja e às viagens apostólicas”.

“João Paulo II começou a viajar aos 58 anos. Bento XVI aos 78. Todos sabem que Bento XVI deu o máximo de si nas viagens que fez ultimamente. Por exemplo, as duas visitas à Inglaterra e Alemanha foram uma benção enorme de Deus que fará florescer não só estas Igrejas, mas toda a Igreja”.

“Na América Latina havia a sensação – prosseguiu Carriquiry – que depois de São Paulo (2007), o Papa fosse ao Rio de Janeiro, aonde irá, se Deus quiser, em julho de 2013, completando duas viagens seguidas ao Brasil, país-líder. A estas duas, soma-se agora a viagem recém-anunciada. Em meio a elas, terá a generosidade de fazer uma viagem tão significativa como a no México. Sabemos o que este país representa para a Igreja na América Latina, além de Cuba também. Esta viagem será uma benção para a missão no continente e terá certamente um grande impacto”.

No próximo dia 12 de dezembro, haverá no Vaticano uma missa em memória de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. “Estamos felizes – afirmou Carriquiry – que o Papa tenha colhido esta iniciativa, porque será um passo rumo ao futuro”.

Enfim, o vice-secretário do Pontifício Conselho para os Leigos recordou que é a primeira vez que uma missa para a festividade da Virgem de Guadalupe será celebrada na Basílica de São Pedro. “Contamos com uma composição de flores com a imagem da Virgem. Ficaremos emocionados ao vê-la junto ao altar da Cátedra com o Santo Padre”.(CM)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário