quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SOLENIDADES PRESIDIDAS PELO PAPA DURANTE O PERÍODO DO NATAL

Cidade do Vaticano (RV) – Na noite de 24 de dezembro, o Papa vai presidir a Missa do Galo na Basílica de São Pedro. A Celebração Eucarística vai ser precedida pela Liturgia da Palavra e do canto da Kalenda, com início às 21h (18h de Brasília). A Missa do Galo será transmitida ao vivo pelo Programa Brasileiro a partir das 21h50min (18h50min de Brasília).

Missa do Galo? Por quê?

Frei José Ariovaldo, de Petrópolis no Rio de Janeiro, explica. “Antigamente, muito antigamente, não existia relógio. E como é que à noite as pessoas calculavam a passagem do tempo? Pelo cantar do galo! Assim, guiadas pelo primeiro canto do galo (lá pela meia-noite), na noite de Natal, as comunidades se reuniam nas igrejas para celebrar a Eucaristia. Por isso, apelidaram a Celebração de “Missa do Galo”.

Já no domingo, 25 de dezembro, do balcão central da Basílica de São Pedro, o Papa dirige sua mensagem natalícia ao mundo e, no final, concede a Benção “Urbi et Orbi” (Para a cidade e para o mundo). A partir das 11h50min (8h50min de Brasília) o Programa Brasileiro transmitirá ao vivo a Cerimônia na qual o Papa se dirige ao mundo em mais de 60 idiomas.

No sábado, 31 de dezembro, para a Solenidade das Vésperas de Maria Santíssima Mãe de Deus o Papa presidirá a Celebração com a exposição do Santíssimo Sacramento, o tradicional canto do hino “Te Deum” de fim de ano e com a Benção de Fim de Ano.

No domingo, 1° de janeiro, Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, a partir das 9h30min o Papa celebra a Santa Missa lembrando-se da Jornada Mundial da Paz cujo tema para 2012 é “Educar os jovens à justiça e à paz”. O Programa Brasileiro transmitirá a Celebração a partir das 9h20mim (6h20min de Brasília) direto da Basílica de São Pedro.

Em 6 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, o Santo Padre celebrará a Missa na qual vai conferir a Ordenação Episcopal a dois presbíteros: o Núncio Apostólico na Irlanda, Dom Charles Brown e Marek Solczyński, Núncio Apostólico na Geórgia e Armênia. O Programa Brasileiro transmitirá ao vivo, em língua portuguesa, a Solenidade da Epifania a partir das 9h20min (6h20min de Brasília).

Ao final do período de Natal, no domingo 8 de janeiro, na Capela Sistina, Bento XVI celebrará a Festa do Batismo do Senhor, na qual administrará o Sacramento do Batismo a algumas crianças. O Programa Brasileiro transmitirá a Celebração ao vivo, a partir das 9h35min (6h35min de Brasília), direto da Capela Sistina, no Vaticano.

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário