sábado, 28 de janeiro de 2012

CALENDÁRIOS DE CELEBRAÇÕES PRESIDIDAS POR BENTO XVI NOS MESES DE FEVEREIRO A ABRIL DE 2012

Cidade do Vaticano (RV) – A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o calendário oficial das celebrações e viagens de Bento XVI até a Páscoa, em 8 de abril.

Em fevereiro, a primeira cerimônia será no dia 2, para a oração das Vésperas com religiosos e religiosas na Basílica de São Pedro (às 17h30), por ocasião da XVI Jornada da Vida Consagrada.

No dia 18 do mesmo mês, o Papa preside (às 10h30), no Vaticano, ao Consistório para a criação de 22 novos cardeais, incluindo o brasileiro Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. No dia 19, às 9h30, preside à Santa Missa com os novos Cardeais na Basílica Vaticana.

O início da Quaresma, tempo litúrgico que antecede a Páscoa, será celebrado em 22 de fevereiro (às 16h30), com a tradicional procissão entre as Basílicas de Santo Anselmo e Santa Sabina, em Roma, na quarta-feira de Cinzas.

Entre 26 de fevereiro e 3 de março, o Papa e os seus colaboradores da Cúria Romana vivem uma semana de exercícios espirituais, sem compromissos agendados.

No dia 4 de março, domingo, Bento XVI visitará a paróquia romana de São João Batista, onde presidirá à Santa Missa, às 9h30 locais.
No dia 10 do mesmo mês, tem lugar uma celebração das vésperas na Basílica de São Gregório Magno, localizada no Monte Célio, em Roma, por ocasião de uma visita do Arcebispo Rowan Williams, líder da Igreja Anglicana.

A primeira viagem internacional de 2012 se realizará entre 23 e 29 de março, com passagens por México e Cuba.

As celebrações de Semana Santa iniciam-se a 1º de abril, Domingo de Ramos, com a Santa Missa presidida por Bento XVI na Praça São Pedro.

No dia 5 de abril, Quinta-feira Santa, na Basílica de São Pedro, o Papa celebra a Missa do Crisma, durante a qual são abençoados os óleos usados em sacramentos.

O Tríduo Pascal tem início na tarde de quinta-feira, com a Missa da Ceia do Senhor, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Na Sexta-feira Santa, o Papa preside a partir das 17h à celebração da Paixão do Senhor na Basílica de São Pedro.

Às 21h15, Bento XVI preside no Coliseu de Roma à Via-Sacra, onde se evoca o trajeto que Jesus realizou em Jerusalém até a sua morte e sepultura.

A Vigília Pascal – a mais importante celebração do ano para os católicos – inicia-se às 20h na Basílica de São Pedro, seguindo o horário de anos anteriores.

No domingo de Páscoa, dia 8 de abril, Bento XVI celebra na Praça São Pedro, às 10h15, ao final da qual concede a bênção "Urbi et Orbi" (à cidade [de Roma] e ao mundo), ao meio-dia.

Os horários indicados se referem à hora local. (BF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário