domingo, 25 de março de 2012

Bento XVI no México: "Convido todos a protegerem e cuidarem das crianças, para que nunca se apague o seu sorriso"

Guanajuato (RV) - No segundo dia de Bento XVI em terras mexicanas, após ter mantido um colóquio privado com o Presidente do país, Felipe Calderón em Guanajuato, capital do Estado, o Santo Padre encontrou-se na praça central da cidade, a Plaza de la Paz com milhares de crianças.

Num ambiente de muita de festa o Santo Padre dirigiu suas palavras aos presentes afirmando inicialmente que estava muito contente em poder encontrá-las, vendo os seus rostos encher de alegria a linda praça.

“Vós ocupais um lugar muito importante no coração do Papa – disse Bento XVI - e isto mesmo queria que o soubessem todas as crianças do México, neste momento, particularmente as que suportam o peso do sofrimento, o abandono, a violência ou a fome, que nestes meses, por causa da seca, se fez sentir intensamente nalgumas regiões.

O Santo Padre continuou agradecendo pelo encontro de fé, pela presença festiva e a alegria que as crianças exprimiram através dos cânticos. “Hoje estamos cheios de júbilo, e isto é importante. Deus quer que estejamos sempre felizes, disse. Ele conhece-nos e ama-nos. Se deixarmos o amor de Cristo transformar o nosso coração, então poderemos mudar o mundo. Esse amor é o segredo da verdadeira felicidade, afirmou Bento XVI.

Depois de recordar que o lugar onde se encontravam tem um nome que exprime o anseio presente no coração de todos os povos: “a paz”, um dom que provém do Alto, o Santo Padre disse que “o discípulo de Jesus não responde ao mal com o mal, mas sempre é instrumento do bem, arauto do perdão, portador da alegria, servidor da unidade.

“Jesus quer escrever em cada uma das vossas vidas – afirmou o Papa - uma história de amizade. Por isso considerai-O como o melhor dos vossos amigos. Ele não se cansará de vos dizer que ameis sempre a todos e façais o bem. Ouvireis isto mesmo, se vos esforçardes por manter um contato frequente com Ele, que vos ajudará mesmo nas situações mais difíceis”.

Bento XVI disse ainda que quis encontrar as crianças para que elas pudessem sentir o seu afeto. “Cada um de vós é um presente de Deus para o México e para o mundo. A vossa família, a Igreja, a escola e quantos detêm a responsabilidade na sociedade hão-de trabalhar, de mãos dadas, para que possais receber em herança um mundo melhor, sem invejas nem divisões”.

Em seguida fez um pedido: “Quero aqui elevar a minha voz, convidando todos a protegerem e cuidarem das crianças, para que nunca se apague o seu sorriso, podendo viver em paz e olhar o futuro com confiança”.

Na conclusão das suas palavras o Pontífice recordou os Beatos Cristóvão, António e João, os meninos mártires de Tlaxcala, que, tendo conhecido Jesus no tempo da primeira evangelização do México, descobriram que não havia maior tesouro do que Ele. Eram crianças como vós, e deles podemos aprender que, para amar e servir, não há idade.

E finalizou afirmando que rezará por todas as crianças do país, para que o México seja um lar onde todos os seus filhos vivam com serenidade e harmonia. “De coração vos abençoo, pedindo-vos que transmitais o carinho e a bênção do Papa aos vossos pais, irmãos e demais seres queridos. Que a Virgem vos acompanhe! Muito obrigado, meus amiguinhos!” (SP)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário