domingo, 8 de abril de 2012

MENSAGEM DE PÁSCOA DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS

Alegrem-se! Cristo ressuscitou!

Amigos online:

Alegrem-se! Jesus de Nazaré ressuscitou!

Não, não se trata de uma alucinação nem de uma imagem virtual animada pelas novas tecnologias. É a pura verdade: Jesus de Nazaré vive! Nós não o vemos com nossos olhos, mas Ele se aproxima de nós quando abrimos com humildade nosso coração e pressionamos as teclas íntimas da nossa fé. Ele nos manifesta o amor do Pai e n’Ele nos sentimos amados. Então surgem em nosso coração fagulhas de amor e novos anseios de vida e esperança.

Celebremos e façamos nosso aquele primeiro dia da semana – o domingo da Páscoa – quando Jesus se apresentou entre seus discípulos e lhes disse: “A paz esteja convosco”. Os discípulos se encheram de alegria ao ver que era Jesus; aquele mesmo Jesus que eles viram morrer na cruz e que então reconheciam pleno de glória. Jesus lhes infundiu o Espírito e os enviou como testemunhas da Vida para continuar a missão que o Pai lhe havia encomendado. Tomé, um dos apóstolos, não estava ali e não acreditou nas palavras da Comunidade. Mas, oito dias depois, Jesus se apresentou de novo, chamou Tomé e lhe disse: “Aproxima-te! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê! Felizes os que não viram e creram!” (cf. Jo 20, 19-29).

Esta é a história que transcende a história humana. Jesus de Nazaré é a luz que ilumina nosso interior. Ele dá sentido a nossos pequenos passos e à caminhada da Humanidade. Abramos os olhos do coração, apartemos de nossa vista a falsidade, a hipocrisia e o egoísmo… Miremos o Homem que, na cruz, entregou seu espírito nas mãos do Pai, morreu por nós e se nos dá ao partir o pão como sacramento de amor e vida. «Com a Páscoa – nos diz santo Agostinho – não só recordamos a morte e ressurreição do Senhor, mas nós também passamos da morte para a vida» (Ep. 55, 2).

Jesus nos fala também hoje. Vocês não estão ouvindo? Escutem sua palavra na Escritura. Ouçam como sua voz ressoa na comunidade reunida em seu nome, no amor sincero e no silêncio de teu coração. É seu o lamento que se ouve na dor do enfermo, na necessidade do pobre e no injustiçado e abandonado. Escutem como, em seu dialeto mais familiar, ele convida vocês cada dia a amar e a rezar, a perdoar e a esperar, a construir a paz e a realizar a justiça, a desejar a felicidade verdadeira.

Levantem o olhar ao céu e observem a terra. Contemplem a Cristo e lancem o olhar sobre aquele que sofre com esperança, sobre o simples e generoso. Fixem seu olhar no que ama com alegria e gasta a vida servindo com amor. Com a Páscoa a morte foi vencida: Jesus revelou o coração de Deus e nos abriu as portas da eternidade.

Alegrem-se!

Nós, os agostinianos recoletos, pedimos a Cristo Ressuscitado conceda a vocês, às suas comunidades e às suas famílias uma feliz Páscoa da Ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário