segunda-feira, 16 de julho de 2012

"BEM-AVENTURADOS OS CONSTRUTORES DE PAZ" É O TEMA PARA O DIA MUNDIAL DA PAZ EM 2013

Cidade do Vaticano (RV) - "Bem-aventurados os construtores de paz": esse é o tema escolhido por Bento XVI para o 46º Dia Mundial da Paz, que será celebrado em 1º de janeiro próximo.

A Mensagem do Papa "no conjunto do contexto atual pretende encorajar todos a se sentirem responsáveis pela construção da paz" – precisa um comunicado do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz.

A Mensagem quer abranger a plenitude e a multiplicidade do conceito de paz, a partir do ser humano: paz interior e paz exterior, para depois evidenciar a emergência antropológica, a natureza e a incidência do niilismo; os direitos fundamentais, em primeiro lugar, a liberdade de consciência, a liberdade de expressão e a liberdade religiosa.

Em seguida, o texto oferecerá "uma reflexão ética sobre algumas medidas que estão sendo adotadas no mundo para conter a crise econômica e financeira, sobre a emergência educacional, a crise das instituições e da política, que é – em muitos casos – preocupante crise da democracia".

A Mensagem contemplará também o 50º aniversário do Concílio Vaticano II e da célebre encíclica de João XXIII, Pacem in terris, segundo a qual o primado deve ser dado sempre à dignidade humana e à sua liberdade, para a edificação de uma cidade a serviço de todo homem, sem nenhuma discriminação, e voltada para o bem comum sobre o qual se funda a justiça e a verdadeira paz.

"Bem-aventurados os construtores será a oitava Mensagem de Bento XVI para a celebração do Dia Mundial da Paz. A seguir, os temas das Mensagens precedentes:

"Na verdade, a paz" (2006); "Pessoa humana, coração da paz" (2007); "Família humana, comunidade de paz" (2008); "Combater a pobreza, construir a paz" (2009); "Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação" (2010); "Liberdade religiosa, caminho para a paz" (2011); e "Educar os jovens para a justiça e a paz" (2012). (CM/RL)

Fonte: Site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário