terça-feira, 16 de outubro de 2012

"Educação e Cultura, areópagos da missão" em Curitiba

Curitiba (RV) - Encerrou-se neste domingo, 14 de outubro, o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc), realizado em Curitiba, no Paraná. O término do Encontro foi marcado por uma missa celebrada pelos bispos Dom Tarcísio Scaramussa, bispo referencial do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba e Dom Francisco Biasin, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

Antes da celebração, os participantes do 2º Ebruc assistiram a uma apresentação dos três eixos de atuação do Setor Universidades - formação, comunicação e articulação - e o lançamento oficial do site www.universitarioscristaos.com.br.

O encontro reuniu 550 pessoas, em sua maioria jovens do Brasil, mas também da Argentina, Chile e Guiné Bissau.

O tema do evento foi "Educação e Cultura: areópagos da missão", e o lema "Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos" (Jo 3, 11). O encontro de universitários foi marcado por oficinas temáticas
para possibilitar a construção de novos saberes. Pautadas pelo tema e lema, todas as 12 oficinas foram espaços de cocriação onde a vivência pessoal de cada indivíduo foi valorizada para a construção de um projeto coletivo.

Na oficina de Desenvolvimento Sustentável - meio ambiente Amazônia, organizada pela assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, Irmã Maria Irene Lopes dos Santos, os participantes elaboraram juntos um projeto concreto para a realidade amazônica.

Na oficina do Núcleo de Estudantes Internacionais e Encontro de Cultura, o bispo de referência do Setor Universidades, Dom Tarcísio Scaramussa, ouviu as dificuldades dos universitários imigrantes que trouxeram sua experiência para o Encontro.

Após as oficinas, os participantes do Encontro viveram a experiência de areópagos. Diferentes temas de interesse da juventude universitária foram colocados em debate em pequenos grupos.

Fonte: Site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário