domingo, 18 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No próximo dia 20 de novembro é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído pela Lei Federal nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, sendo incluso nos calendário escolares de todo país, com objetivo de lembrar da data de morte de Zumbi dos Palmares.
 
Foi no dia 20 de novembro de 1695 que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em combate em prol de seu povo e sua comunidade.
 
Essa data serve para uma profunda reflexão da sociedade sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Vale destacar que os negros colaboraram em diversos aspectos na cultura brasileira, tais como: política, sociais, gastronômicos e religiosos.
 
Outra data a ser lembrada e celebrada é o dia 27 de outubro de cada ano, pois é o Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra.
 
A Pastoral Afro-Brasileira da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, mais uma vez celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, com a Eucaristia - ápice de toda vida cristã.
 
A Celebração Eucarística foi presidida pelo Vigário Paroquial Frei Enéas Berilli, oar que colocou-se à disposição da Pastoral para presidir essa Eucaristia e, também, rendeu graças a Deus pelos 50 (cinquenta) anos de seu sacerdócio.


Fotos dessa Celebração podem ser vistas no endereço www.facebook.com/paroquiadaconsolacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário