segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

FORMAÇÃO PARA ASSEMBLEIA DIOCESANA ACONTECEU

O ano de 2014 reserva um importante acontecimento para a caminhada da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, com a realização da Assembleia Diocesana, que será concluída entre os dias 28 e 30 de novembro.

Como parte da caminhada diocesana, foi realizada no último domingo, 23/2, a formação para lideranças paroquiais: coordenadores de conselho pastoral paroquial e mais um delegado, no Seminário Bom Pastor, Cachoeiro de Itapemirim.

"A finalidade da reunião de hoje é a de incluir nossos Conselhos Paroquiais nesta Assembleia, através de seu coordenador. Para isso, o coordenador do conselho deve ser o primeiro a se sentir incluído. Terá depois a missão de fazer o mesmo com os CPC's (Conselho Paroquial Comunitário) de sua Paróquia, para que eles façam o mesmo em suas comunidades... Cada pessoa e cada grupo, portanto,  deverá ser incluído, ocupando seu lugar. Deus chama a todos a essa reunião.  A Assembleia é, portanto, todo esse conjunto de pessoas e grupos refletindo, rezando, discutindo, avaliando e planejando". (Texto redigido a partir de reuniões já realizadas para a Assembleia Diocesana e apresentado na Formação de domingo).
Com a condução dos padres Antônio Tatagiba Vimercat e João Batista Maroni os participantes foram convidados a embarcar em momentos de espiritualidade e reflexão, que pavimentará o caminho à Assembleia.

Cerca de 120 pessoas estiveram presentes, representando as 42 paróquias da diocese, e fizeram da Formação um sucesso, como a avaliação de todos sugere. Segundo a coordenação, a Formação superou as expectativas, tanto na quantidade de participantes como na qualidade das reflexões surgidas.

O resultado de toda a reflexão da Formação de domingo, bem como na Formação já agendada para o dia 30 de março, e todos os frutos que as formações irão colher, oriundos das reflexões, serão conhecidos na Assembleia Diocesana de novembro, quando a diocese de Cachoeiro de Itapemirim definirá, com base em todo o processo reflexivo junto às paróquias e comunidades, os passos para os próximos anos.

Outro momento importante da Formação do último domingo foi a Leitura Orante, momento em que os participantes seguiram os passos da leitura, reflexão, oração e contemplação, com base na leitura de 1 Cor 12, 12-31, conduzida pelo Pe. João Batista Maroni.

A Formação foi encerrada com a Missa presidida pelo Pe. Gelson de Souza e concelebrada pelos padres Antônio Tatagiba Vimercat, João Batista Maroni e pelos diáconos presentes.

O próximo passo da caminhada da Assembleia Diocesana será no dia 30 de março, no Seminário Bom Pastor.

A Assembleia Diocesana tem como tema "A Comunidade dos Discípulos Missionários: ‘eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações'" (Atos 2, 42).


Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim



Nenhum comentário:

Postar um comentário