quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SECRETÁRIOS PAROQUIAIS RECEBEM FORMAÇÃO


Cada Paróquia possui uma parte vital para seu bom funcionamento:, a secretaria paroquial. Sem as secretárias e secretários as paróquias não funcionariam com destreza.

Para manter essa peça chave da engrenagem em perfeito funcionamento, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realiza, todos os anos, a Formação dos secretários paroquiais, com o intuito de abordar assuntos práticos da função, tanto para novos secretários como antigos, além de permitir uma maior integração entre os secretários das 42 paróquias da diocese.

Neste ano a formação foi realizada na última terça-feira, 25/2, na Casa de Encontros de Jerônimo Monteiro.

Durante toda a manhã os secretários puderam aprender mais sobre a importância da função na secretaria paroquial, como o bom atendimento, a discrição, a atenção e a presteza nos serviços, entre outros pontos destacados na fala do bispo diocesano dom frei Dario Campos, O.F.M., que abriu o dia de Formação, após a oração inicial.

Os secretários presentes também puderam se aprofundar um pouco mais no universo da comunicação, especialmente na internet e da PASCOM (Pastoral da Comunicação), através da fala do diretor do departamento diocesano de comunicação - Pe. Thiago da Silva Vargas.

Já com o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Gelson de Souza, o assunto abordado de forma especial foi a Assembleia Diocesana, que como bem frisou o Pe. Gelson já foi iniciada e conta com o apoio e envolvimento de cada secretário. Vale destacar que a Assembleia Diocesana encontrará o seu ápice entre os dias 28 e 30 de novembro, quando os próximos passos da caminhada diocesana serão definidos.

Também durante a formação os secretários obtiveram uma palestra sobre processos matrimoniais, entre outros assuntos relacionados, e puderam tirar suas dúvidas com o chanceler da diocese, o Pe. Juarez Delorto Secco.

Ainda durante a formação o ecônomo da diocese, Diácono Jorge de Backer, falou sobre questões contábeis nas secretarias paroquiais.

Dom frei Dario Campos, O.F.M., após agradecer a presença e o trabalho desempenhado nas secretarias paroquias, encerrou a formação com sua bênção. Mas, antes de voltarem para suas respectivas cidades e paróquias, os secretários tiveram um apetitoso momento de confraternização, durante o almoço.

Mais de 60 secretários participaram da formação na cidade de Jerônimo Monteiro.



Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Secretários das diversas paróquias que formam a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Dom Frei Dario Campos, O.F.M. - bispo diocesano

Pe. Thiago Vargas - pároco da Paróquia São Filipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário