sexta-feira, 30 de maio de 2014

ESPECIAL PARA O DIA DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS: DE PAULO VI A FRANCISCO


Cidade do Vaticano (RV) – No dia 1° de junho celebra-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais que este ano tem como tema a “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”.

Este dia foi celebrado pela primeira vez em maio de 1967, pelo Papa Paulo VI.

Na época, a mensagem despertava a reflexão para os meios de comunicação mais modernos como a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão. 

No texto, o Papa Paulo VI alerta sobre a grandiosidade e a importância desses meios, dizendo: “Quanto maiores, portanto, são o poder e a ambivalente eficácia destes meios de comunicação, tanto mais atento e responsável deve ser o seu uso”. Mensagem essa que continua atual. 

Dando um salto no tempo, vamos ao ano de 2013, onde o Dia Mundial das Comunicações Sociais teve como tema “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”, mensagem escrita pelo Papa Emérito Bento XVI, que traz um tema muito atual e que faz parte da realidade da maioria da população hoje, o meio mais novo de comunicar: a internet.

O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade quotidiana de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens. As redes sociais são o fruto da interação humana, mas, por sua vez, dão formas novas às dinâmicas da comunicação que cria relações: por isso uma solícita compreensão por este ambiente é o pré-requisito para uma presença significativa dentro do mesmo”. 

Neste ano, o tema da mensagem proposta pelo Papa Francisco para a sua quadragésima oitava edição, fala sobre a: “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”.

Escreve o Santo Padre em sua mensagem: "Não basta “...” simplesmente estar conectados: é necessário que a conexão seja acompanhada pelo encontro verdadeiro”. Ou seja, diante das facilidades que hoje temos em contatar as pessoas através da internet, seja pelo computador, tablet, celular, isso não substitui o encontro pessoal. A importância de manter viva essa cultura do encontro.

A Rádio Vaticano conversou com Frei Gustavo Medella, da ordem Franciscana, da Cidade de São Paulo que trabalha com os meios de comunicação, em especial ele apresenta o programa “Sala Franciscana” na rádio 9 de Julho.

O encontro pessoal não é substituído mesmo diante de toda facilidade que a tecnologia hoje nos oferece. É algo que precisa ser cultivado, diz Frei Gustavo.

Para viver bem a Jornada Mundial das Comunicações, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou um subsídio onde oferece algumas sugestões para a celebração da data:

Para a Santa Missa, pode ser feito um convite aos profissionais de comunicação para que participem de forma ativa da celebração, fazendo as leituras, preces e motivações sobre o tema, na procissão do ofertório podem ser levados instrumentos representando a profissão.

Nas redes sociais e digitais, podem ser criados web cards temáticos, para o facebook e site da paróquia, aproveitar o instagram e publicar fotos das atividades da Pascom e usar a hashtag #DMC2014 (Dia Mundial das Comunicações 2014).

Podem ser organizadas também outras iniciativas como oficinas de comunicação na igreja, entrevistas para rádio, TV ou internet, um momento de confraternização com os profissionais, professores e agentes de comunicação. Fica a dica!

E para encerrar esse especial sobre a Jornada da Comunicação, partilhamos a Oração de ação de graças pela Comunicação do Bem-aventurado Tiago Alberione, fundador da congregação Paulus.

1. Louvado sejas, meu Senhor, pela Imprensa. Ela é alimento da inteligência e luz para o Espírito.

2. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que os livros,revistas e jornais aproximam as pessoas, diminuindo as barreiras do espaço e do tempo.

3. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que as notícias e conhecimentos circulam por toda a Terra, dando novas oportunidades para a divulgação do ensino para a luta contra a ignorância, para a promoção e libertação da pessoa humana.

4. Louvado sejas, meu Senhor, pelos discos e cassetes.Por meio deles, a música penetra e se grava no coração de quem ouve e de quem canta.

5. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que os discos e cassetes se tornam uma extensão da tua voz e que a música nos fala o que as palavras não conseguem dizer.

6. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que as gravações enriquecem o nosso ser, colocando-nos em contato com a realidade viva do mundo do espírito e do mundo em que vivemos, dando oportunidades para as pessoas se tornarem mais conscientes, mais livres, mais participantes.

7. Louvado sejas, meu Senhor, pelo rádio, que caminha nas asas do vento e torna o mundo tão pequeno.

8. Louvado sejas, meu Senhor, por este amigo das pessoas solitárias, por este companheiro do nosso povo, do brasileiro que “não vive sem o rádio”.

9. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que o rádio leva os benefícios de informar, ensinar, educar e divertir todas as camadas de nosso povo, promovendo, assim, maior igualdade entre os homens.

10. Louvado sejas, meu Senhor, pelo cinema, pela televisão, pelos audiovisuais e por todos os novos meios de comunicação que a inteligência humana continua a criar.

11. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que esses meios de comunicação difundem os verdadeiros valores humanos e servem de descanso e lazer, libertando as pessoas do peso das preocupações cotidianas.

12. Louvado sejas, meu Senhor, por todas as vezes que os modernos meios de comunicação se colocam realmente a serviço da pessoa humana e fazem cada homem um ser mais consciente, mais participante do drama, dos problemas e dificuldades de todos os homens, criando mais compreensão mútua e conduzindo ao crescimento de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário