segunda-feira, 26 de maio de 2014

PAPA E O GRÃO-MUFTI DE JERUSALÉM: ABRAÃO, DESAFIO PARA TODOS


Jerusalém (RV) – O Santo Padre se encontra, nesta segunda-feira, em Jerusalém, última etapa da sua Peregrinação à Terra Santa. Ele iniciou suas atividades logo cedo, ao deixar a sede da Delegação Apostólica para se transferir à Esplanada das Mesquitas. 

Ali, na Cúpula da Rocha, monumento islâmico mais antigo da Terra Santa, o Papa manteve um encontro com o Grão-Mufti de Jerusalém e de toda a Palestina, o xeque Muhamad Ahmad Hussein.

Em sua saudação ao Grão-Mufti, o Bispo de Roma disse que o objetivo principal da sua viagem à Terra Santa é visitar os lugares onde Jesus passou sua vida terrena. Mas, sua peregrinação seria incompleta se não se encontrasse com as pessoas e as comunidades que vivem naquela terra.

Depois, o Santo Padre recordou a figura de Abraão, reconhecido por muçulmanos, cristãos e judeus, que viveu naquela terra, cuja atitude é um desafio para todos. Sob o seu exemplo e diante do mistério de Deus, devemos sempre ser dóceis ao chamado divino e abertos para o futuro, como testemunhas da ação de Deus no mundo e, portanto, como construtores de paz e de justiça.

Ao término do encontro com o Grão-Mufti, o Pontífice lançou um apelo a todas as pessoas e comunidades, que reconhecem Abraão, a respeitar-se e amar uns aos outros, como irmãos e irmãs, sem jamais instrumentalizar o nome de Deus em práticas violentas! (MT)

do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário