terça-feira, 6 de maio de 2014

PARABÉNS DOM LUIZ MANCILHA VILELA!

O calendário da Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos recorda neste dia, 6 de maio de 2014, o aniversário natalício de 72 anos de idade de Dom Luiz Mancilha Vilela, ss.cc. - Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo e a Paróquia Nossa Senhora da Consolação roga a Deus que o cumule de ricas bênçãos de saúde e sabedoria.

Dom Luiz Mancilha Vilela, ss.cc., nasceu em Pouso Alto, Estado de Minas Gerais, no dia 6 de maio de 1942, é o atual Arcebispo de Vitória do Espírito Santo. É filho de José Vilela de Mancilha e de Olívia Mancilha Mendes.

Estudos e Presbiterato
Cursou o ensino fundamental no Seminário Cristo Rei, em Pouso Alegre e o ensino médio no Colégio Regina Pacis.

Os estudos de Filosofia foram no Instituto Sagrados Corações, em Pindamonhangaba e de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. É licenciado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Cursou "Teologia da Vida Religiosa" e "Formação para Formadores para a Vida Religiosa e Sacerdotal".

For ordenado padre no dia 21 de dezembro de 1968, na cidade de Belo Horizonte, pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Atividades durante o presbiterato
Após sua ordenação, trabalhou como Coordenador de Pastoral Vocacional na Província da Congregação dos Sagrados Corações (SS.CC.), foi Conselheiro Provincial e Superior do Seminário Sagrados Corações de Pindamonhangaba. Além de ser Vigário Ecônomo da Igreja Santo Antônio, em Santo Antônio do Pinhal.

No ano de 1981 a Congregação dos Sagrados Corações pediu ao então Padre Luiz um outro serviço de ser o Superior Provincial da Congragação dos Sagrados Corações. Em 1985 foi reeleito para o serviço de Superior, mas a Igreja no mesmo ano realizou outra mudança.

Episcopado
Em 3 de dezembro de 1985, o Papa João Paulo II nomeou Luiz Mancilha Vilela, ss.cc. como Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 22 de fevereiro de 1986 pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, em Cachoeiro de Itapemirim. Como bispo diocesano trabalhou no incentivo da comunicação impressa, com a criação da Rádio Diocesana AM e investiu na formação dos padres para assumirem o comando dos veículos de comunicação da Diocese, incentivou a formação das comunidades eclesiais de base e criação de novas paróquias na Diocese.

Seu lema episcopal é UT PASTOR PASCET, ou seja, "Qual Pastor que apascenta" (Is 40,11).

Passaram-se 17 (dezessete) anos, e no dia 3 de dezembro de 2002, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo, pelo Papa João Paulo II, para ser o sucessor de Dom Silvestre Luís Scandian, SVD. Tomou posse canônica no dia 23 de fevereiro de 2003, Na Arquidiocese de Vitória, trabalhou e recuperou a posse da Rádio FM e criou um Centro de Documentação, para resgatar a história, não só da Igreja, mas do Estado do Espírito Santo e, principalmente, estabelecer um comunicação transparente e contínua, com a imprensa local. Dom Luiz, gosta das novas linguagens e não recusa usá-las, sempre que possível e necessário: escrita, imagem, som, mídia-visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário