quarta-feira, 23 de julho de 2014

2º DIA DO RETIRO ANUAL DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA

No segundo dia do retiro anual, 22/7, festa litúrgica de Santa Maria Madalena, o dia iniciou-se com a oração do Ofício das Leituras, meditação e Laudes.

O teme trabalho nesse dia foi: "A Comunidade e a Oração, conforme Lucas 11,1-13". In: Agostinianos Recoletos. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. Volume I, p. 15-28.

Frei Roan, assessor do retiro, motivou os frades à oração. Descreveu e relembrou o itinerário de preparação às ordenações sacerdotal e episcopal de Nosso Pai Santo Agostinho. Tempo de preparação no qual Agostinho tomou como um período de "Jorgar-se inteiramente no amor do Criador" pela oração, estudo e contemplação. Muito daquilo que Santo Agostinho escreveu, não veio somente pela ciência, mas, na sua imensidade, pela oração. Pela oração temos contato com o próprio Deus. "Toda a vida seja uma contínua oração" (Santo Agostinho. Carta a Proba).

Logo após as explanações matutinas de Frei Roan, os frades passaram à capela onde Frei Agostinho Morosini (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação) expôs o Santíssimo Sacramento para adoração e oração com ênfase no tema desse segundo dia de retiro: "A Comunidade e a Oração".

No período da tarde, as reflexões tiveram como base a oração que o próprio Senhor nos ensinou, o Pai Nosso. Terminada essas reflexões, os frades dirigiram-se, novamente, à capela e aos jardins da casa para contemplação, oração e meditação sobre aquilo que foi explanado.

Às 17h30 aconteceu, como de costume, a Lectio Divina, com a bênção do Santíssimo Sacramento. Às 18h teve início a Celebração Eucarística, presidida pelo Prior Provincial Frei Nicolás e concelebrada pelos demais frades presentes.

Após foi servido um delicioso jantar em comunidade de irmãos, deu-se um pequeno intervalo e o dia foi finalizado com a oração do Santo Terço, com caminhada pelo claustro e as Completas na capela.

"Orar costuma fazer bem!" (Pe. Zezinho, S.C.J.)

Frei Ricardo, O.A.R.

Mais fotos no endereço: www.facebook.com/paroquiadaconsolacao

Fonte: Blog da Província Santa Rita de Cássia




     

Nenhum comentário:

Postar um comentário