sábado, 26 de julho de 2014

5º DIA DO RETIRO DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS

Após cinco dias produtivos de orações, meditações, estudos e de compartilhar a vida entre os irmãos em um só coração e uma só alma, como desejava Nosso Pai Santo Agostinho, os irmãos voltam às suas comunidades, com as "baterias carregadas" para o trabalho pastoral.

No último dia de retiro, 25 de julho de 2014, o tema refletido foi: "A Comunidade e a Eucaristia" (1Cor 12,12-30), In: AGOSTINIANOS RECOLETOS. Exercícios Espirituais Agostinianos: Reflexões. Volume I, p. 51-59.

Os trabalhos foram iniciados com a celebração da Liturgia das Horas (Ofício das Leituras e Laudes), na Festa Litúrgica de São Tiago, Apóstolo. Após o café da manhã, os frades encaminharam-se à sala de conferências para ouvirem a última explanação de Frei Roan, na qual frisou bem a relação da comunidade religiosa com a Eucaristia.

"Necessitamos viver a Eucaristia na comunidade de irmãos. Não posso me aproximar para receber a Eucaristia se não estou disposto a assumir meu lugar no Corpo de Cristo que é a Igreja.". (Santo Agostinho).

A temática do retiro foi finalizada com a exposição do Santíssimo Sacramento, na capela. O Santíssimo foi exposto por Frei Alcimar para adoração, oração e meditação. Terminado o período de oração foram feitas as considerações finais e a Celebração Eucarística foi presidida por Frei Alcimar e concelebrada pelos frades presentes.

Ao término do almoço, os religiosos regressaram às suas comunidades locais.

"Estote quod videtis et accipite quod estis - Sede o que vedes (sobre o altar), e recebei o que sois" (Santo Agostinho, Sermão 272).

Em Nosso Pai Santo Agostinho,

Frei Ricardo, O.A.R.

Mais fotos no endereço: www.facebook.com/paroquiadaconsolacao

Fonte: Blog da Província Santa Rita de Cássia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário