terça-feira, 19 de agosto de 2014

19/8: SANTO EZEQUIEL MORENO, PROTETOR DOS SOFREDORES DE CÂNCER

Nasceu em Alfaro (Logronho, Espanha), no dia 9 de abril de 1848. Aos dezessete anos, no dia 22 de setembro de 1865, emitiu a profissão religiosa na Ordem dos Agostinianos Recoletos e foi ordenado sacerdote em Manila a 3 de junho de 1871. Os primeiros quinze anos sacerdotais, cheios de ardente zelo apostólico, transcorreram nas Filipinas. 

De 1888 até pouco antes de sua morte, dedicou sua multiforme atividade à Colômbia. Restaurou a Província da Candelária, deu início a uma nova fase missionária, foi o primeiro Vigário Apostólico de Casanare e desde 1896 Bispo de Pasto. 

Uniu uma caridade sempre disponível a uma grande fortaleza de ânimo, mormente quando se tratava dos interesses de Cristo e da Igreja. 

Foi grande devoto do Sagrado Coração e mostrou sempre um intenso amor a Ordem. Morreu no convento de Monteagudo (Navarra, Espanha), onde professara e onde fora prior, a 19 de agosto de 1906, e em uma nova capela da Igreja se segui venerando suas relíquias.


Foi beatificado por Paulo VI no dia 1° de novembro de 1975. Canonizado por João Paulo II em 11 de outubro de 1992, em Santo Domingo, República Dominicana, no V Centenário da Evangelização da América, durante a IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano. 

É denominado o santo da nova evangelização.

Fonte: http://www.agustinosrecoletos.com/saints/index#sthash.tJjBqbqe.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário