sexta-feira, 1 de agosto de 2014

AGOSTO: MÊS VOCACIONAL

Inicia-se um novo mês em sua vida. O mês de agosto, para alguns o mês do desgosto, mas para a grande maioria, e para você que é cristão, com certeza será o mês do gosto de ser filho de Deus. E é um mês propenso, a convite da Igreja presente no Brasil, a refletir sobre a VOCAÇÃO.

A palavra vocação advém do latim vocatio, é um substantivo feminino, e significa: ter inclinação que se sente para alguma coisa; disposição natural do espírito e inclinação para vida religiosa. E de uma forma bem simples é um chamado, daí a palavra na Língua Portuguesa, sobretudo, na análise sintática: vocativo. Por exemplo: FULANO, vem aqui! Em que "fulano" toma o papel de vocativo. Um chamado.

Somente nessa introdução é perceptível a importância deste mês para nossa sociedade, pois quando o indivíduo atua profissionalmente na sociedade, qualquer que seja essa atuação: professor, gari, pedreiro, lavrador, político, etc. deve ou deveria exercê-lo em plenitude em prol do outro, mas será que é assim mesmo?

Quantas pessoas infelizes em seus trabalhos! Talvez, porque visem em primeiro lugar a questão financeira, em detrimento ao verdadeiro chamado de Deus em suas vidas.

Você tem um mês novo em sua frente. Um mês rico de reflexões, em que a Igreja irá lhe propor, quais sejam:

No primeiro domingo do mês de agosto, será refletida a vocação do padre (sacerdote), pois no dia 4 de agosto é comemorado o dia do padre. Você já pensou que pode ser feliz sendo padre? Padre diocesano ou religioso? E, além de ser feliz, você pode ajudar muitas pessoas necessitadas da Palavra de Deus?

No segundo domingo do mês de agosto, a reflexão cairá na missão paterna e, porque não, materna? Sim, a missão de ser pai e mãe. A missa de ser Família. O mundo precisa de famílias bem estruturadas, que saibam se relacionar, que saibam educar seus filhos e não delegar essa missão a outras pessoas. Olha que importante chamado de Deus! Você já cogitou a possibilidade de ser pai e mãe, e exercer essa bela missão por toda a vida. E se você já é pai ou mãe, pensou em renovar, em Deus, essa missão? 

No terceiro domingo deste mês vocacional, a Igreja chama a nossa atenção para vida religiosa (masculina e feminina), uma doação ao próximo, através dos votos evangélicos da pobreza, castidade e obediência. Igual aos freis agostinianos recoletos que servem na Paróquia Nossa Senhora da Consolação ou os Camilianos que serem na Paróquia do Santíssimo Sacramento da Eucarística, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Vida de entrega e doação ao próximo, servindo a um carisma específico.

E no último domingo, a vocação do Catequista, em ensinar aos pequenos, jovens e adultos os ensinamentos do Cristo, tendo como modelo São José de Anchieta, apóstolo do Brasil.
Veja que beleza de mês! Mês que nos incentiva a perguntar, como São Francisco de Assis: "Senhor, o que queres que eu faça?".

Ame e seja feliz!

Gustavo Carvalho Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário