quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ALTO SOLIMÕES, NA AMAZÔNIA, GANHA MAIS UM BISPO


Cidade do Vaticano (RV) – Francisco nomeou nesta quarta-feira, 27, bispo coadjutor para a Diocese de Alto Solimões, no oeste do Estado do Amazonas. É o espanhol Pe. Adolfo Zon Pereira, xaveriano, Pároco de “Santa Rosa de Lima” em Abaetetuba (PA) e Ecônomo Regional dos Xaverianos do Norte do Brasil.

Dom Adolfo Zon Pereira tem 58 anos. Estudou filosofia, teologia e doutrina social na Espanha e em 1993 foi como missionário ao Brasil. Ele será coadjutor de Dom Alcimar Caldas Magalhães, OFM Cap., amazonense, que é bispo nesta diocese desde 1990.

A Prefeitura Apostólica de Alto Solimões foi erigida em 1910 pelo Papa Pio X, desmembrada da Diocese do Amazonas. Em 1950, o Papa Pio XII a elevou à categoria de Prelazia. Passou a ser Diocese em 1991, por decisão do Papa João Paulo II.

Desde a sua criação, Alto Solimões sempre esteve aos cuidados pastorais de membros da Ordem Franciscana Menor, Capuchinhos. 

A Sé Episcopal é a Catedral Santos Anjos da Guarda, em Tabatinga. Possui uma Co-Catedral, a de São Paulo Apóstolo, em São Paulo de Olivença, no Estado do Amazonas.

Em 2004, a diocese contava uma população aproximada de 169.000 habitantes, com 58% de católicos. Seu território é de 169.000 km², organizado em 8 paróquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário