quarta-feira, 26 de novembro de 2014

IX ENCONTRO NACIONAL DA FRATERNIDADE SECULAR AGOSTINIANA RECOLETA - FRASAR

No período de 20 a 22 de novembro de 2014, aconteceu o 9º Encontro Nacional da Fraternidade Agostiniana Secular - FRASAR, em Belém, estado do Pará.

Estiveram presentes ao encontro 12 (doze) comunidades: 5 (cinco) da Província São Tomás de Vilanova (uma delas, as Mães de Santa Mônica) e 7 (sete) da Província Santa Rita de Cássia.

Comunidades participantes da Província São Tomás de Vilanova:
- Belém (PA), Paróquia São Jose de Queluz;
- Belém (PA), Comunidade Mães Cristãs de Santa Mônica da Paróquia São José de Queluz;
- Rio de Janeiro (RJ), Paróquia Santa Mônica;
- São Paulo (SP), Paróquia Nossa Senhora da Saúde;
- São Paulo (SP), Comunidade Mães Cristãs de Santa Mônica da Paróquia São João Batista.

Comunidades participantes da Província Santa Rita de Cássia:
- Franca (SP), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (capelinha);
- Ribeirão Preto (SP), Paróquia São José;
- São Paulo (SP), Paróquia Nossa Senhora de Lourdes;
- Rio de Janeiro (RJ), Paróquia São Januário e Santo Agostinho;
- Cachoeiro de Itapemirim (ES), Paróquia Nossa Senhora da Consolação;
- Castelo (ES), Paróquia Nossa Senhora da Penha;
- Muqui (ES), Paróquia São João Batista.

O encontro aconteceu com muita alegria e descontração no acolhimento das irmãs e irmãos vindos de diversos lugares do Brasil. A entrega do material do encontro aconteceu no momento do credenciamento. O primeiro dia do encontro foi de apresentações das comunidades presentes e leitura das mensagens enviadas.

A primeira palestra foi ministrada pelo Frei Miguel Ángel Hernández Domínguez com o tema: "Apresentação do Itinerário Formativo da Fraternidade - Teoria e Prática", que brindou os participantes com a grande novidade de um itinerário para todas as Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas. O material em espanhol, português e inglês, é mais um fruto dos trabalhos do processo de revitalização e estruturação da Ordem dos Agostinianos Recoletos.

Após a palestra, aconteceu um aprofundamento nos grupos de reflexão, a fim de verificar como acontecerá, na prática, a formação, com base no novo itinerário. Após foi aberto o momento para apresentarem as dúvidas e esclarecimentos e encerramento da palestra.

No dia 21 de novembro de 2014, segundo dia do encontro, a primeira palestra do dia foi de Frei Alcimar Fioresi, que versou sobre "A Fraternidade e os Exercícios Espirituais Agostinianos". Ao abordar o tema, Frei Alcimar explanou sobre os exercícios espirituais na perspectiva agostiniana recoleta, como instrumento importante para nos auxiliar a viver a revitalização e reestruturação de todos os que vivem a espiritualidade agostiniana recoleta. 

A palestra da tarde ficou no encargo da Maria José Guedes Cavalcanti, leiga da Fraternidade Secular Agostinana Recoleta do Leblon (RJ), Paróquia Santa Mônica, apresentou o tema "2015 - Revitalização e Interioridade" e abordou a necessidade da vida de oração. A realidade humana, ferida pelo pecado e necessitada da graça de Deus, anseia pelo regresso à interioridade. E, vivendo no desejo de encontrar Deus, deve encontrá-lo para buscá-lo sempre mais.
A dinâmica de aprofundamento foi um convite a que todos os participantes, utilizando material de modelagem, criassem, de forma figurativa, o que se passava em seu interior e, em seguida remodelar, com o mesmo material, aquele aspecto de sua vida que poderia ser transformado por Jesus.
Às 18h30 ocorreu um momento muito especial do Encontro: a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma imagem que percorre as ruas da cidade de Belém, todo 2º domingo de outubro, por ocasião do Círio de Nazaré. Foi um momento de muita emoção entre os participantes receber esta grande graça com a bênção da imagem.    

Logo após o momento especial, com a Mãe de Nazaré, o jantar foi acompanhado de música regional. A seguir, aconteceu a noite cultural do Encontro com a apresentação da cultura local de cada fraternidade, Mostrando os encantos e a cultura de cada cidade, onde elas estão localizadas. Foi um momento de muita descontração, convivência fraterna e congraçamento, Com direito a experimentar guloseimas regionais: como doces com cupuaçu, castanha, e inclusive com a possibilidade de experimentar o típico tacacá paraense, tudo acompanhado dos ritmos regionais do carimbó, siriá, marujada etc, em coreografias apresentadas pelo grupo de dança de terceira idade do Centro Social Santo Agostinho, mantido pela Ordem Agostiniana Recoleta, na Paróquia São José de Queluz, em Belém.
A celebração da Santa Eucaristia no terceiro dia do Encontro (22) foi logo de manhã, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada por todos os sacerdotes participantes do Encontro.
Na sequência, teve lugar o momento de "avaliação e compromisso", que consistiu na distribuição de formulário para colher a opinião dos participantes acerca do evento como um todo.  Em plenária, votou-se entre os participantes pela criação do Conselho Permanente de Presidentes das Fraternidades no Brasil, para deliberar sobre questões de organização, articulação e vivência do carisma das fraternidades. Decidiu-se, também em plenária, que o Presidente do Conselho será o Presidente da Fraternidade escolhida para sediar o próximo Encontro Nacional.
O dia ainda contou com a aprovação da Carta de Belém (mensagem do IX Encontro da Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta), bem como a escolha, por aclamação, da Fraternidade de Franca para sediar o próximo Encontro em 2016. Com isso, foi anunciada a eleição da Presidente da Fraternidade de Franca, Maria das Graças Silva, para presidir o Conselho Permanente de Presidentes das Fraternidades no Brasil.
O IX Encontro Nacional das Fraternidades envolveu momentos de muitas bênçãos e salutar convivência entre todos os fraternos, os assistentes espirituais das Fraternidades e os membros das comunidades de Mães Cristãs de Santa Mônica, que estiveram reunidos nesses dias de congraçamento. Todos agradecem a Deus a oportunidade de participação no evento. Deus seja louvado!

.................................................................

IX ENCONTRO NACIONAL DAS FRATERNIDADES SECULARES AGOSTINIANAS RECOLETAS

BELÉM-PA, 20 A 22 DE NOVEMBRO DE 2014

CARTA DE BELÉM

Unidos em uma só alma e um só coração, em Deus, os membros das Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas com sede no Brasil, pertencentes às Províncias de Santo Tomas de Vilanova e de Santa Rita, reunidos na cidade de Belém, Estado do Pará, na Casa de Retiros Monte Tabor (Icoaraci), no período de 20 a 22 de novembro de 2014, no IX Encontro Nacional das Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas, ratificamos o bom propósito, firmado em promessas anuais reiteradamente renovadas, de buscar a santidade, em obediência ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 5,48), vivenciando, como irmãos e irmãs leigos inseridos nas diversas realidades do mundo, o carisma de nosso Pai Santo Agostinho.

Nesse bom propósito, em profunda comunhão de espírito e de pertença à Ordem Agostiniana Recoleta, comprometemo-nos, como agostinianos seculares, em atender com obediência e humildade a todas as determinações, orientações e diretrizes originadas do processo de revitalização e reestruturação aberto pelo 54º Capítulo Geral da OAR em 2010 assumindo-as em tudo quanto diga respeito à regra vida, funcionamento, estrutura, apostolado e formação – em especial o itinerário para fraternidades seculares agostinianas recoletas (peregrinos)-, direcionados às fraternidades seculares espalhadas pelo mundo.

Também deliberamos, por aclamação, em constituir o Conselho Permanente de Presidentes de Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas que, entre outras, terá a missão de favorecer um melhor intercâmbio de experiências entre as fraternidades do Brasil. Ficou decidido, ainda, que o presidente desse fórum será o presidente da Fraternidade escolhida para sediar o Encontro Nacional seguinte, seguindo-se esse mesmo critério nos encontros subsequentes.

E após ouvir e vivenciar as experiências apresentadas nestes três dias de fraterna convivência agostiniana, possamos interiorizá-las, atentos à exortação de nosso Pai Santo Agostinho que, após ouvir a leitura de Atos dos Apóstolos (4, 32-35), apenas exclamou: “Ouvistes o que desejamos, orai para que possamos cumpri-lo” (s. 356,2).

Que Santa Madalena de Nagasaki, nossa patrona, interceda por todos e cada um dos agostinianos recoletos seculares na busca desses santos propósitos.

Belém, 22 de novembro de 2014.

Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia Santa Mônica – Rio de Janeiro – RJ. (Província de Santo Tomas de Vilanova)
Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia Nossa Senhora da Saúde – São Paulo – SP (Província de Santo Tomas de Vilanova)
Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Franca – SP (Província de Santa Rita)
Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes da Vila Hamburguesa – São Paulo – SP (Província de Santa Rita)
Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia São Januário e Santo Agostinho – Rio de Janeiro – RJ (Província de Santa Rita)
Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia Nossa Senhora da Consolação – Cachoeiro de Itapemirim – ES (Província de Santa Rita)
Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia Nossa Senhora da Penha – Castelo – ES (Província de Santa Rita)
Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia São João Batista – Muqui – ES (Província de Santa Rita)
Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia São José – Ribeirão Preto – SP (Província de Santa Rita)
Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta da Paróquia São José de Queluz -  Belém – Pa. (Província de Santo Tomas de Vilanova)
Comunidades Mães Cristãs de Santa Mônica da Paróquia São João Batista – São Paulo – SP (Província de Santo Tomas de Vilanova)
Comunidades Mães Cristãs de Santa Mônica da Paróquia São José de Queluz -  Belém – Pa. (Província de Santo Tomas de Vilanova)

.................................................................

Mensagem de Frei Nicolás

Queridos irmãos e irmãs das FRASAR reunidos em Belém do Pará para o congresso nacional. Minhas saudações!!! Venho expressar nossa profunda comunhão com todos vocês, apesar da distância. Estamos unidos na oração, pedindo a Deus por todos vocês para que o Senhor os abençoe ao longo destes dias e faça com que possam crescer na vivência mais intensa da espiritualidade agostiniana recoleta como caminho de fidelidade ao Evangelho. A experiência vivida nestes dias lhes torne melhores filhos e filhas de Deus; terminando o congresso, levam aos seus lares, aos membros das FRASAR no Brasil todo e às suas paróquias a alegria de viver e fazer atual o espírito de comunhão e fraternidade que inspirou a vida e obra de Santo Agostinho. Deus lhes abençoe! Fraternalmente, Frei Nicolás.

Prior Provincial de Santa Rita de Cássia
.................................................................

Mensagem de frei Pablo Panedas
Roma, 20 de novembro de 2014

Queridos irmãos da Fraternidade Secular do Brasil:
Para mim, é um prazer cumprimentá-los e ao mesmo tempo desejar grande êxito nesse IX Encontro Nacional de suas Fraternidades. Envio um abraço fraterno aos religiosos assistentes que os acompanham. E, com a permissão de todos vocês, quero ressaltar a pessoa de Fr. Miguel Ángel Hernández, que veio da Espanha para o Brasil como presidente da Comissão de Fraternidades, nomeado por nosso Padre Geral. Transmito-lhes também os parabéns do padre Fr. Miguel Miró e, com ele, de todo o Conselho Geral e dos oito priores provinciais, que se encontram estes dias em Roma, reunidos para tratar de temas relacionados à revitalização e à reestruturação da Ordem.
A revitalização deve vir de Deus, que se serve de nós, também dos irmãos da Fraternidade, que com frequência contagiam os religiosos  com seu entusiasmo. O lema que elegeram para seu Encontro fala de “uma família de irmãos” e, como tais, saudamos a todos vocês e nos encomendamos às suas orações.
Fr. Miguel Ángel fará a apresentação dos cadernos que estão publicados sob o título dePeregrinos. Programa de Formação das Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas, que já se encontra à disposição em língua portuguesa. Esta obra supõe uma grande novidade na Ordem e na história da Fraternidade, por ser uma primeira etapa da formação comum para todos vocês. Foram já distribuídos em espanhol e está já em fase de impressão na versão inglesa. Acolham esta obra com carinho e sirvam-se dela para crescer como cristãos e como comunidade.
Por último, tenho o prazer de comunicar-lhes que, em cumprimento ao estabelecido no último Capítulo Geral (2010), a Comissão para a Fraternidade revisou tanto a Regra de Vida como osEstatutos Gerais da Fraternidade, de forma que ambos documentos contam com nova redação, que recentemente foi aprovada pelo Conselho Geral. Falta somente a aprovação da Santa Sé, que já foi solicitada.
Irmãos, estamos em tempos de mudança e renovação: de maiores exigências e de novas oportunidades, nesse contexto de graças mais abundantes com que o Senhor nos está presenteando. Que Ele conceda a todos nós o Espírito das comunidades cristãs das origens; e o ânimo e disposição que derramou sobre os primeros agostinianos recoletos. Oxalá, Ele nos conceda uma centelha do amor que levou Santa Madalena à entrega do martírio.
Que nossa Padroeira, Santa Madalena de Nagasaki, interceda especialmente por seus irmãos de hábito.
O servidor de vocês, frei Pablo Panedas.
Do Secretariado Geral de Espiritualidade da Ordem Agostiniana Recoleta

.................................................................
Mensagem de frei Miguel Miró
Minhas saudações de Roma ao Encontro das Fraternidades Seculares do Brasil.
Esta semana, estamos reunidos o Conselho Geral com os oito Priores Provinciais da Ordem para tratar do avanço de um projeto comum de vida e missão. Nós nos unimos a vossa oração e ação de graças ao Senhor.
Desejamos que estes dias de oração e convivência fraterna os animem a estar unidos e a viver com renovada esperança a espiritualidade agostiniana recoleta secular.
A fraternidade os ajudará a viver com alegria em suas famílias, a evangelizar com testemunho de vida e a se dispor a servir naquilo que cada um possa oferecer.
Nos meses de janeiro e março, se Deus quiser, desejo visitar as comunidades dos agostinianos recoletos do Brasil. Espero encontra-los.
Um fraterno abraço.
Frei Miguel Miró
Prior Geral

Fonte: Site da Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos





Nenhum comentário:

Postar um comentário