segunda-feira, 2 de março de 2015

COMEÇAM OS TRABALHOS PARA O PLANO DE PASTORAL


No último sábado, 27, representantes das equipes e pastorais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim estiveram reunidos no Seminário Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, para o Encontro dos Coordenadores com as Equipes, com o objetivo de iniciar o planejamento Pastoral 2015/2018, com base nas demandas surgidas após a realização da Assembleia Diocesana em 2014.

“Já se vão praticamente três meses da última assembleia diocesana. Aqui estamos para dar continuidade ao que os nossos irmãos e irmãs pediram para que fosse fixado no plano de pastoral, o desejo de toda a nossa diocese”, disse o bispo diocesano dom Dario Campos na abertura do evento, destacando ainda a vontade de ultrapassar as expectativas neste trabalho de encaminhamento das propostas surgidas na Assembleia Diocesana de 2014 e a criatividade para pôr tudo em prática, sem abandonar o que já foi feito ao longo do tempo.

“A fidelidade evangélica é sempre fonte de audácia e criatividade, uma criatividade que não significa rejeição ao passado ou à riqueza recebida de nossos santos, não significa desestruturar completamente nossa existência, é impossível viver sem estruturas e sem inserir-se numa história. Criatividade significa por “vinho novo em barris novos” (Mc 2, 22), adaptar as estruturas da vida nova que se manifesta em nós dia após dia, torná-la mais expressiva e consoante com os sinais do tempo em que vivemos”, completou o bispo diocesano.

Dando seguimento ao encontro, o Pe. Antônio Tatagiba Vimercat apresentou o histórico da caminhada da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, desde a sua criação, passando pelas assembleias diocesanas já realizadas até então.

O Pe. João Batista Maroni apresentou um olhar sobre os caminhos pastorais da Igreja e da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim ao longo do tempo, evidenciando também propostas para os próximos passos.

Para o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Gelson de Souza, as propostas surgidas após a realização da Assembleia Diocesana do ano passado e o planejamento das Equipes e Pastorais para os próximos anos, que terão como base os resultados da Assembleia, não serão um novo caminho para a diocese, mas sim uma continuidade de toda a caminhada já feita ao longo dos anos, desde a sua criação.

A partir de agora, as Equipes e Pastorais da diocese deverão refletir e traçar os planejamentos de cada uma para os próximos anos, que deverão ser apresentados no dia 20 de maio, para que então seja criado o Plano de Pastoral para o período 2015/2018.


Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim



Nenhum comentário:

Postar um comentário