quarta-feira, 1 de abril de 2015

REUNIÃO ENTRE RELIGIOSOS PRESENTES NA DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM


Religiosos das Ordens e Congregações Religiosas presentes na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, incluindo os presbíteros, estiveram presentes na manhã de ontem, 31, no Seminário Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, para a Reunião entre Religiosos, com a presença do bispo diocesano Dom Frei Dario Campos, O.F.M. e do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Gelson de Souza.

Dom Dario abriu a reunião exortando os religiosos a fomentarem a vida religiosa na diocese, para que a mesma seja enriquecida com a cor que cada um carrega em seu hábito.

O bispo diocesano também frisou que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim fica situada em uma região urbana e rural, onde muitos jovens mostram interesse em seguir a vocação religiosa e por isso a diocese não pode perdê-los de vista.

Falando sobre a opção pelas Comunidades Eclesiais de Base, adotada pela Igreja no Espírito Santo, Dom Dario também salientou a importância de viver tal realidade no dia a dia, mas de modo a colocar vinho novo em barris novos, ou seja, aplicar à realidade atual um novo modo, indicando que os padres e os religiosos devem ser a luz para os que procuram a luz de Jesus Cristo.

“Os religiosos são chamados a estar onde ninguém quer estar”, finalizou o bispo.

O Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Gelson de Souza, iniciou a sua fala apresentando a presença dos religiosos na diocese, através de um mapa.

Pe. Gelson também destacou a missão da Igreja em evangelizar, propagar a boa nova de Cristo.

“O nosso compromisso não consiste exclusivamente em ações ou programas de promoção e assistência, aquilo que o Espírito Santo põe em movimento não é um excesso de ativismo, mas primariamente uma ação prestada ao outro considerando-o como um só consigo mesmo” (trecho da "Evangelii Gaudium" utilizado pelo Pe. Gelson em sua fala).

Finalizando sua apresentação aos presentes, Pe. Gelson também abordou os resultados da Assembleia Diocesana, deixando a reflexão sobre que resultados já são vistos na diocese, após a Assembleia.

A reunião contou também com momentos de partilha da realidade vivenciada pelos religiosos na diocese e foi encerrada com o almoço.

Religiosos na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim conta com a presença dos presbíteros pertencentes às ordens religiosas: Agostinianos Recoletos (Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Muqui), Jesuítas (Iconha), Salesianos de Dom Bosco (Venda Nova do Imigrante), Camilianos (Cachoeiro de Itapemirim) e Irmão dos Pobres de São Francisco (Conceição de Muqui / Mimoso do Sul), além dos presbíteros que estão a serviço.

Entre as congregações femininas presentes na diocese estão: Carmelitas, Jesus na Eucaristia, Salesianas e Ursulinas, em Cachoeiro de Itapemirim, São Vicente de Paula (Castelo), Santos Anjos (Ibatiba) e Catequistas Franciscanas (Marataízes).


Fonte: Site Oficial da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim




Nenhum comentário:

Postar um comentário